23 de Setembro de 2022, às 12:00
Quer conhecer quem é Mick Jagger e a trajetória impecável do vocalista de uma das maiores bandas de rock de todos os tempos? Você chegou ao lugar certo!
O líder do grupo Rolling Stones, um dos maiores clássicos do rock mundial, continua mais ativo do que nunca aos 79 anos e coleciona sucessos, curiosidades e polêmicas ao longo de uma carreira irretocável.
Cavaleiro britânico que ostenta o título de “sir”, ator de cinema e um dos maiores ícones da música no século XX, o astro é uma figura complexa e cheia de nuances que já vendeu mais de 240 milhões de discos e coleciona fãs por onde passa.
Vem conhecer um pouco mais sobre a vida e obra do cantor Mick Jagger!
Responder à pergunta quem é Mick Jagger não é tão simples quanto parece. O vocalista dos Rolling Stones e um dos roqueiros mais emblemáticos do século XX é uma figura complexa e que não poupou polêmicas ao longo da vida e carreira.
Tudo começou em 26 de julho de 1943, na pacata cidade de Dartford, cidade da região metropolitana de Londres, na Inglaterra, quando nasceu Michael Philip Jagger, filho de um professor e uma dona de casa.
A vocação para a música não demorou a aparecer: aluno exemplar, famoso pelo bom humor, ele ganhou seu primeiro violão aos 14 anos e logo se tornou um aficionado por blues e rock ‘n roll, fã de nomes como Muddy Waters e Howlin’ Wolf.
Daí para a frente, tornou-se impossível desassociar Mick Jagger da música, e a próspera carreira como ícone artístico não tardou a deslanchar.
Ainda na adolescência, pouco depois de ganhar seu primeiro violão, Mick Jagger se juntou ao amigo Dick Taylor para montar sua primeira banda, Little Boy Blue and the Blue Boys, da qual se tornou vocalista.
Aos 17, o britânico passou a dividir os esforços como estudante de Contabilidade e Finanças na prestigiada London School of Economics com a carreira musical: anos depois, ele abandonaria o curso para se dedicar integralmente à arte.
Foi nessa época que o cantor conheceu aquele que se tornaria um dos melhores guitarristas do mundo, Keith Richards, com quem compartilhava o espírito de rebeldia que marcou sua vida, e o guitarrista Brian Jones.
Surgia ali a versão embrionária do grupo que se tornaria The Rolling Stones, que moldaria para sempre a resposta à pergunta quem é Mick Jagger.
Dick Taylor acabou abandonando a banda em meados de 1963 e deu lugar ao baixista Bill Wyman. No mesmo ano, Charlie Watts se juntou aos jovens músicos como baterista e o grupo assinou contrato com sua primeira gravadora, a Decca Records.
Os primeiros anos do grupo foram marcados por covers e versões acústicas de músicas famosas, mas a partir de 1965, Mick Jagger e Keith Richards mostraram seus dotes como compositores e passaram a assinar faixas autorais.
Nessa época, surgiram alguns dos maiores hits da banda, como (I Can’t Get No) Satisfaction, Stupid Girl e Sympathy for the Devil.
Nos anos seguintes, Mick Jagger e os Rolling Stones se dividiram entre composições, sessões de gravação e polêmicas: até o começo da década de 1970, todos os integrantes do grupo tiveram passagens pela polícia por abuso de substâncias ilegais.
Em paralelo, o vocalista passou a se interessar por outros campos das artes: em 1970, ele estrelaria seu primeiro papel no cinema, na pele de Ned Kelly. No mesmo ano veio o segundo longa, In Performance, no qual viveu um astro do rock introspectivo.
O sucesso no cinema não veio, mas, a esta altura, Mick Jagger já era um aclamado ícone do rock, admirado por suas composições, e levava os Rolling Stones ao status de principal concorrente de outro grupo que ficou marcado na história, The Beatles.
Ao longo da década, a banda lançou três álbuns de sucesso: Sticky Fingers, de 1971, Exile on Main Street, (disco que completa 50 anos em 2022), e Some Girls, de 1978.
No decorrer da década de 1980, Mick Jagger passou a investir na carreira de produtor de cinema em paralelo ao trabalho com os Rolling Stones e chegou a se arriscar mais algumas vezes na atuação.
O astro também produziu documentários sobre a banda, Shine a Light e Stones in Exile, antes de se jogar em outra empreitada: a de astro solo.
Em 1985, Jagger lançou seu primeiro álbum sem os companheiros de Rolling Stones, She’s The Boss, que foi sucesso nos Estados Unidos e Reino Unido.
O bem-sucedido disco pavimentou o caminho para outros três álbuns solos: Primitive Cool (1987), Wandering Spirit (1993) e Goddess in the Doorway (2001).
Apesar de todos os projetos paralelos, é inegável que foi na banda The Rolling Stones que o mundo pôde, de fato, conhecer quem é Mick Jagger.
A banda de rock lançou 29 álbuns de estúdio consagrados, além de coletâneas, álbuns ao vivo e documentários, que acumulam grandes sucessos marcados para sempre na história da música.
Misturando influências do blues e do rock, o grupo lançou hits como Painted It Black, Start Me Up e a já mencionada (I Can’t Get No) Satisfaction, a segunda música mais importante de todos os tempos para a revista Rolling Stone.
Na carreira solo, o astro também colecionou sucessos, como Hard Woman, Let’s Work e Old Habits Die Hard, embora nunca tenha alcançado a mesma aclamação que encontrou como vocalista do grupo britânico.
O conjunto da obra do rebelde transformado em ídolo do rock foi consagrado de vez em 2003 ao ser agraciado com o título de cavaleiro britânico, tornando-se Sir Mick Jagger pelas mãos do então Príncipe Charles.
A próspera carreira de Mick Jagger não foi isenta de polêmicas. Pelo contrário, a tumultuada vida pessoal do cantor sempre deu pano para a manga de tabloides e veículos de imprensa do mundo inteiro.
O artista foi casado duas vezes, com Bianca Perez Moreno de Macias, na década de 1970, e a modelo Jerry Hall, na década de 1990, além de ter colecionado amantes e namoradas ao longo das décadas.
Mulherengo, teve oito filhos com cinco mulheres diferentes, incluindo uma brasileira: Luciana Gimenez e Mick Jagger se envolveram no final da década de 1990, causando o fim do casamento com Jerry Hall. Da relação nasceu, em 1999, Lucas Jagger.
Nos anos seguintes, a vida amorosa de Jagger seguiu movimentada. Ele pulou de namorada em namorada até se envolver em uma relação estável, que durou 13 anos, com a estilista L’Wren Scot, que teve final trágico, quando ela cometeu suicídio, em 2014.
Alguns meses depois da traumática perda, o músico assumiu relacionamento com Melanie Hamrick, com quem teve seu filho caçula, Deveraux, em 2016. O casal ainda está junto, apesar da diferença de 44 anos de idade entre os dois.
Se você perguntar para um amante de futebol quem é Mick Jagger, provavelmente vai receber uma resposta inusitada: a de pé-frio mais famoso do mundo.
O cantor britânico é apaixonado pelo esporte e costuma acompanhar partidas nos estádios do mundo inteiro sempre que possível.
O “problema” é que os times para os quais Jagger torce, na maioria das vezes, não saem vitoriosos de suas partidas.
A “tradição” de chamar o vocalista da Rolling Stones de pé-frio começou durante a Copa do Mundo da África do Sul, em 2010, e ressurge toda a vez que o astro está em um estádio de futebol.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre quem é Mick Jagger? Chegou a hora de conhecer seu principal trabalho, os Rolling Stones, e outras grandes bandas de rock britânico que deixaram suas marcas na história da música!
Na lista estão Pink Floyd, Beatles, The Who, Oasis e muitas outras que colecionam sucessos!
Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.