19 de Maio de 2023, às 15:00
Rosalía é uma jovem espanhola que conseguiu reavivar o flamenco, misturando com a música pop, hip hop, eletrônica e outros estilos.
Foi com seu jeito único de cantar que Rosalía conquistou fama mundial e se tornou uma grande revelação da música, levando para a casa diversos prêmios, incluindo o Grammy 2020 de Melhor Álbum Latino de Rock, Urban ou Alternativo com o disco El Mal Querer.
Pode até parecer um sucesso meteórico, mas envolveu um trabalho árduo de uma década. Com três álbuns lançados, Rosalía se consagra como a mais nova diva do pop. Quer saber mais sobre a história da cantora? Confira a seguir!
Rosalía Vila Tobella, conhecida pelo nome artístico de Rosalía, nasceu em setembro de 1992, em San Esteban de Sesrovires, na Catalunha, Espanha.
Ao contrário de muitos artistas da música, a cantora não nasceu em uma família inclinada à cantar. Com exceção de sua avó materna que, assim como a neta, costumava mostrar seu dom de vez em quando e desde cedo sentia vontade de cantar o tempo todo.
Em uma dessas cantorias, quando tinha sete anos, fez todo mundo da família chorar durante a refeição. Descobriu-se ali um poder único de emocionar as pessoas através da voz.
Além disso, Rosalía tinha a desenvoltura a seu favor, pois não era uma garotinha tímida: aos 13 anos subiu em um palco pela primeira vez e começou a cantar em bares, restaurantes e casamentos.
Camarón de la Isla foi um popular cantor espanhol de flamenco, morto em 1992, mesmo ano em que Rosalía nasceu.
É apenas uma coincidência, mas foi justo depois de se impressionar pela voz de Camarón que a cantora se encantou pelo gênero musical, típico espanhol.
A partir daí, Rosalía parecia ter encontrado um caminho e passou a mergulhar nas referências. Anos mais tarde, decidiu aprimorar a parte teórica musical, indo estudar na Escola Superior de Música da Catalunha.
Em 2013, a cantora Rosalía participou do Festival Internacional de Cinema do Panamá formando dupla com Juan “Chicuelo”.
No mesmo ano, se destacou como a voz principal na culminação do Año Espriu 2014, no Palácio da Música Catalã e esteve presente na Conferência da Associação de Profissionais de Artes Cênicas (APAP), em Nova York.
Colaborou com o grupo teatral La Fura dels Baus durante uma apresentação em Singapura, em 2015. No Festival Internacional de Música de Cadaqués, realizou o ato de abertura de Miguel Poveda, acompanhada por Alfredo Lagos, além de outras participações musicais.
O primeiro projeto da cantora já deixou claro a sua predileção pela música flamenca, com o lançamento de seu primeiro álbum, Los Ángeles, em 2017, em que faz releituras de clássicos do flamenco.
Mas foi com o segundo álbum, El mal querer, lançado em 2017, que a cantora ganhou notoriedade.
A faixa Malamente, primeiro single de trabalho do disco, mostra claramente as misturas de estilo que Rosalía se permite fazer, com a influência do flamenco.
O single alcançou o topo das paradas e hoje o clipe passa dos 162 milhões de visualizações no YouTube.
Rosalía se pautou por um tema específico para criar esse álbum conceitual, repleto de experimentações a respeito de um relacionamento abusivo, inspirado no romance occitânico Flamenca, do século XIV.
Na sequência, a cantora lançou o single Pienso en tu mirá, também muito elogiado e com alcance expressivo nas redes sociais.
O lançamento mais recente de Rosalía aconteceu em março de 2022: MOTOMAMI, seu álbum mais pessoal e confessional até agora, conta com 16 faixas que misturam gêneros como jazz e reggaeton. A cantora contou com participações especiais de The Weeknd e Tokischa.
Para este trabalho, Rosalía abordou temas complexos, mas muito intrínsecos aos conflitos humanos como sexualidade, desilusão, isolamento, espiritualidade e autoestima.
Em 2023, para celebrar os três anos de namoro com Rauw Alejandro, a cantora lançou RR, um EP composto por três músicas. Inclusive, Rosalía aproveitou o clipe de BESO para compartilhar trechos em vídeos com momentos do casal e anunciar seu noivado.
Entre as suas principais inspirações estão Héctor Lavoe, Nina Simone, Patti Smith, Bach, Michéle Lamy, Pedro Almodóvar e Andrei Tarkovsky.
Com o estilo musical diferenciado de Rosalía, ela conquistou personalidades da música que hoje fazem parte do seu convívio social. Dualipa, por exemplo, é uma que recomenda as músicas de Rosalía.
Além da estrela pop, Alejandro Sanz, Pablo Alborán, Palomo Spain e Pedro Almodóvar são grandes admiradores do trabalho de Rosalía. Inclusive, a cantora espanhola colaborou com o cineasta Pedro Almodóvar em seu filme Dor e Glória, de 2019.
Já entre as parcerias musicais, além de The Weeknd e Tokischa, estão também Ozuna, Travis Scott, J Balvin, Pharrell Williams e Billie Eilish.
A consagração do talento de Rosalía veio em 2020, quando ela venceu o Grammy na Categoria Melhor Álbum Latino de Rock, Urbano ou Alternativo pelo álbum El Mal Querer.
Saiu vencedora também com a estatueta de Melhor Música Alternativa e Melhor Interpretação Urbana com a música Malamente.
Como podemos notar, o título de diva do pop em espanhol é mais do que merecido, pois Rosalía demonstra desenvoltura ao misturar diversos estilos musicais dando uma roupagem nova ao flamenco.
Se você quer ficar por dentro das novidades da Rosalía, é só acompanhar a cantora em seu perfil do Instagram.
Você descobriu mais sobre quem é Rosalía e toda sua trajetória. E se você tem interesse em conhecer mais sobre o idioma através dos hits dos seus artistas favoritos, não deixe de conferir as 5 melhores músicas para aprender espanhol!
Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.