4 de Janeiro de 2020, às 19:00
O rock progressivo (ou prog rock, ou só prog) surgiu entre o fim da década de 60 e o início da década de 70, como um movimento que acabou influenciando todo o rock e vários gêneros que viriam a seguir. Foi um estilo que pegou conceitos da música clássica e os misturou e alterou junto à sonoridade roqueira.
Mas será que o som que você curte é considerado prog? Pra não ter dúvida, segue o checklist: muitas composições longas, conceituais, predominância de instrumentos eletrônicos e letras “viajadas”, que falam sobre temas filosóficos e mais abstratos.
O curioso é que muitas bandas com som progressivo já passaram por vários outros estilos de rock.
Para honrar os grupos que são mais a cara do rock progressivo, nosso post é uma lista de algumas das bandas mais icônicas do estilo. É tipo o básico das origens do prog, vem ver!
Já vamos informando: é super difícil fazer uma lista de um gênero tão importante e extenso quanto o rock progressivo. Por isso, essa seleção não segue uma ordem e a gente sabe que ficou faltando muito grupo incrível.
Nossa prioridade foram as “fundadoras”, que começaram lá na década de 60 e fizeram bastante sucesso. Mas se sentir falta de algum artista, já sabe né? Comenta aí pra gente! 😉
A gente não é doido de fazer uma lista sobre rock progressivo sem citar o Pink Floyd. Uma das bandas mais famosas da história do rock, o grupo britânico é conhecido por suas letras filosóficas e experimentações musicais.
Assim, o Pink Floyd foi abrindo caminho para várias bandas de rock progressivo e psicodélico que vieram em seguida.
Álbuns como The Dark Side Of The Moon e The Wall estão entre os discos mais icônicos do século XX, considerados essenciais pra qualquer fã de rock.
E para quem começou agora na viagem de Pink Floyd, a gente recomenda as clássicas:
Formado em 1968 no Canadá, o Rush esteve em atividade até 2018. Inspirados na ficção científica e na fantasia, suas músicas sempre tiveram uma pegada emocional, humanitária, filosófica e até ambientalista.
Foi considerada fundamental para a popularização do rock progressivo, mas teve inúmeras sonoridades ao longo dos anos, desde o blues rock até uma pegada cheia de sintetizadores.
Pra ter uma ideia do impacto do Rush, você com certeza conhece algum dos grupos que se dizem influenciados pelo som da banda. Alguns exemplos são Metallica, Smashing Pumpkins e até o próprio Dream Theater, que é um forte nome do gênero.
Para conhecer o Rush, uma boa é começar com:
Também fundada no fim dos anos 60, a banda inglesa Genesis fez uma transição entre folk e rock progressivo ao longo da carreira. Eles se inspiravam na música clássica, no rock e no jazz. O grupo se tornou conhecido também por ser bastante teatral em termos de performances e fantasias.
Com diversas formações (incluindo o vocalista Phil Collins, que também teve uma carreira solo bem-sucedida), o Genesis marcou a história do rock progressivo.
Com quinze álbuns de estúdio, é até difícil escolher faixas pra recomendar, viu? Mas selecionamos algumas das músicas marcantes da banda:
Fundada em 1968, a banda Yes também foi essencial para o cenário do rock progressivo. Oscilando entre prog, art rock e rock sinfônico, a banda tem músicas icônicas e longas, sempre com letras místicas.
Ah, e apesar de ter passado por várias formações diferentes, o Yes ainda está na ativa!
Para alguns críticos, o álbum Close To The Edge é um dos melhores álbuns do gênero progressivo. Não falta o uso de teclado, harmonias vocais abstratas e canções surreais.
Assim como vários outros grupos icônicos do estilo, os membros do Yes eram grandes fãs de jazz e isso é notável em suas músicas — com um tratamento prog, claro!
Não conhece o Yes ainda? Podemos apostar que você vai gostar de?
Com uma consistência musical impressionante ao longo da carreira, a banda King Crimson foi fundada em 1969.
Apesar de não ter sido a primeira banda a surgir no rock progressivo, o grupo influenciou várias outras bandas depois do lançamento do seu álbum In The Court Of The Crimson King.
Assim, com toques de música erudita e jazz em suas composições, o King Crimson começou com instrumentações elaboradas e estruturas musicais super complexas para o gênero. Por isso, não podia faltar na nossa lista!
Chegou agora no rolê do King Crimson? Então para pra ouvir:
E aí, curtiu a nossa lista? Do Pink Floyd ao King Crimson, cada banda dessa lista tem um catálogo extenso, principalmente por terem décadas de carreira. Não faltam canções para ouvir viajando, com letras filosóficas e fortemente políticas.
Por isso, selecionamos algumas músicas das maiores bandas de rock progressivo do mundo e fizemos uma playlist pra você aproveitar e conhecer várias. Não vai perder essa oportunidade, né? Vem ver a nossa seleção rock progressivo!
Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.