23 de Agosto de 2021, às 19:00
Um jovem de voz tranquila que sabe falar de sentimentos de um jeito autêntico e talentoso. O cantor Rubel nasceu em 1991, em Volta Redonda, Rio de Janeiro, e ficou conhecido depois que a internet descobriu a música Quando Bate Aquela Saudade, em 2015.
Como muitos da sua geração, Rubel aproveitou as redes sociais para dar os primeiros passos na divulgação do seu trabalho.
Deu tão certo que ele se tornou um dos cantores queridinhos do indie folk nacional, apontado também como mais um rosto que compõe a nova MPB.
O cantor tem dois discos lançados: Pearl e Casas, que foi indicado ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa.
Vem com a gente conhecer um pouco mais sobre a história do cantor Rubel.
Rubel Brisolla, conhecido como Rubel, tem 30 anos e nasceu em abril de 1991, em Volta Redonda, Rio de Janeiro. Foi com os irmãos Fábio e Natália, ambos pianistas, que o cantor despertou o interesse pela música.
Começou a estudar violão quando tinha por volta dos 6, 7 anos e chegou a ter uma banda na época da escola, chamada Corleone. Apesar do gosto pela música, não passava pela sua cabeça que viraria profissão.
Tanto que optou por estudar Cinema na PUC. Por conta dos estudos, a música ficou de lado em sua vida por uns três anos, até que ele decidiu ir para os Estados Unidos fazer intercâmbio.
Foi parar em Austin, Texas, lugar em que a música ao vivo é bastante forte. Embebido pela cultura local e pelo convívio com músicos, Rubel começou a compor suas primeiras canções.
Inspirado no cantor Cícero, Rubel notou que era possível criar e gravar suas próprias músicas em casa, sem precisar passar pelo crivo de uma gravadora. Foi assim que nasceu o seu primeiro trabalho, Pearl.
Lançado em 2013, o primeiro disco de Rubel, Pearl, foi disponibilizado na internet gratuitamente.
A ideia era registrar as coisas que ele estava vivendo e as pessoas se identificam e uma música começou a chamar a atenção, Quando Bate Aquela Saudade. A música entrou para a trilha da série Onde Nascem os Fortes.
Por conta do sucesso, Rubel se sentiu motivado para criar um videoclipe de Quando Bate Aquela Saudade em setembro de 2015, dirigido por ele mesmo, aproveitando seus conhecimentos da sua formação em Cinema. Atualmente, o hit já passa dos 51 milhões de visualizações no YouTube.
Nem ele sabe como explicar o fenômeno, mas acredita que foi por ter sido tudo feito com simplicidade e com o coração. Todo o disco foi gravado ainda em Austin e as letras das sete faixas falam sobre saudades, amizades e suas raízes.
O primeiro trabalho de Rubel é uma junção de poesias com influências do folk e MPB que renderam ao cantor a notoriedade que muitos artistas apoiados por grandes gravadoras não conseguem em um primeiro trabalho.
O segundo álbum de Rubel foi lançado em 2018 e conta com parcerias com Rincon Sapiência e Emicida.
Em seu segundo trabalho, o cantor inova passeando em outros estilos, como R&B, hip hop e samba, mas sem deixar de lado a pegada indie do primeiro álbum.
Do disco, a música Partilhar ganhou uma nova versão em parceria com a dupla Anavitória, com videoclipe estrelado por Marina Ruy Barbosa.
A música não demorou para conquistar os fãs e também entrou para a trilha sonora de Malhação: Vidas Brasileiras.
Provando que ainda ouviremos muito o nome do Rubel, o disco Casas recebeu nomeação ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa na premiação de 2018.
Com o disco, o cantor realizou uma turnê em que passou por mais de 60 cidades, inclusive fora do país, Porto, Lisboa e Nova Iorque.
E a prova de que Rubel está no caminho certo não para por aí: a revista Rolling Stone elegeu Casas como o 20º melhor disco brasileiro de 2018.
Para conhecer mais o universo de Rubel, algumas de suas músicas mais ouvidas:
Música que projetou o nome de Rubel, Quando Bate Aquela Saudade está presente no primeiro trabalho do cantor, Pearl.
Os fãs do cantor parecem gostar muito das duas versões da música Partilhar, a primeira, lançada no segundo disco, Casa, e a segunda, com a participação de Anavitória.
O videoclipe, estrelado por Marina Rui Barbosa, conta com mais de 52 milhões de visualizações.
Outra música de Rubel que foi parar em trilhas de novelas é Medo Bobo, cover de Maiara & Maraisa. Rubel deu personalidade à canção, em uma versão bem ao seu estilo, calmo e cheio de poesia.
Composta por Rubel e pelo guitarrista Guilherme Held, a música Pra Bem Perto de Mim está presente no disco mais recente de Guilherme, Corpo Nós.
Não me deixa esquecer que a gente não precisa de nada… Trecho significativo e que vale a pena a gente ter como post it na tela do computador. A música Mantra marca a parceria de Rubel com Emicida.
Faltou inspiração e não sabe o que escrever para a pessoa amada? A gente te ajuda com essa lista cheia de músicas perfeitas com indiretas para o crush.
Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.