Samba-enredo da Vai Vai 2025: alma revolucionária e tropicalismo

Conheça O Xamã Devorado y A Deglutição Bacante de Quem Ousou Sonhar Desordem, samba-enredo da Vai Vai que homenageia Zé Celso.

Analisando letras · Por Laura Nolasco

20 de Fevereiro de 2025, às 12:00


Uma das escolas mais tradicionais do carnaval de São Paulo promete agitar o Sambódromo do Anhembi. O samba-enredo da Vai Vai em 2025 mostra que a escola buscou inspiração em suas origens para enaltecer sua essência e história.

samba-enredo da Vai Vai para 2025
Créditos: Divulgação

Com o título O Xamã Devorado y A Deglutição Bacante de Quem Ousou Sonhar Desordem, o samba-enredo da Vai Vai em 2025 faz uma bela homenagem a Zé Celso, personalidade icônica do teatro brasileiro e do movimento tropicalista.

A escola entrará na avenida em grande estilo, encerrando o desfile do Grupo Especial no domingo, 2 de março. Sob direção do carnavalesco Sidney França, a alvinegra pretende fazer seu desfile mais belo e completo do carnaval. 

Vem conferir com a gente todos os detalhes do samba-enredo da Vai Vai! 

Vai Vai 2025: análise do samba-enredo

O samba-enredo da Vai Vai 2025, O Xamã Devorado y A Deglutição Bacante de Quem Ousou Sonhar Desordem, foi composto por Francis Gabriel e Naio Denay. 

A escola irá homenagear o ator, diretor e dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, que infelizmente faleceu em julho do ano passado, aos 86 anos. Zé Celso morreu em seu apartamento, após ter tido 53% do corpo queimado devido a um incêndio no local.

Figura central e grande contribuidor no fortalecimento do teatro brasileiro, Zé Celso se destacou pelo trabalho considerado orgiástico e antropofágico. Ele foi fundador do Teatro Oficina, uma das companhias mais representativas e com maior tempo de atividade em São Paulo, fundada em 1958. 

O ator se destacou pela ousadia, experimentação e por sua atuação central no movimento tropicalista. O enredo da Vai Vai promete traduzir essa energia para o Sambódromo do Anhembi, celebrando a irreverência, a transgressão e a genialidade do artista.

Processo criativo do samba-enredo da Vai Vai 2025

Quem está por trás da criação do samba-enredo da Vai Vai em 2025 é a dupla Naio Denay e Francis Gabriel. Dá para imaginar que o processo de composição de um samba-enredo, ainda mais para uma escola de tamanha importância, não é tarefa fácil. 

É preciso inspiração, trabalho árduo e sintonia, elementos que Naio Denay e Francis Gabriel dominam bem. Cada um contribuiu com suas experiências, como a tradição de Naio Denay de mais de 45 anos na Vai Vai, tendo desfilado pela primeira vez na escola em 1979.

Já Francis Gabriel representa a nova geração e mostra como o equilíbrio entre tradição e renovação podem ser benéficos. Com a composição, Francis conquistou seu primeiro título pela escola.

Com a sinopse em mãos, eles se reuniram para discutir e se aprofundar no entendimento do tema. A partir disso, os primeiros esboços foram sendo construídos, sempre com muitos ajustes até chegar a versão final. 

Segundo Naio Denay, em depoimento no site oficial da escola, os refrões surgem de forma natural, e quando encontram a melodia certa, sabem que estão diante da essência do samba. 

Já Francis Gabriel destaca a importância da simplicidade e da musicalidade popular, garantindo que o samba envolva a comunidade e seja entoado com força na avenida.

E foi assim, com muita dedicação e amor pela Vai Vai que eles criaram O Xamã Devorado y A Deglutição Bacante de Quem Ousou Sonhar Desordem

Análise do samba-enredo da Vai Vai em 2025

Para o carnaval 2025, a Vai Vai criou um samba-enredo que perpassa uma simples composição. É nítido o intuito dos compositores em expressar a identidade, história e amor pela escola.

Além de homenagear a figura importante que foi Zé Celso, o samba-enredo faz referências ao Bixiga, o bairro onde a escola foi fundada, e que sempre esteve no coração de suas manifestações culturais.

Logo nos primeiros versos, os compositores se inspiraram nas cores da escola, o preto e branco, para enaltecer a tradição em meio a tantos carnavais vitoriosos. Afinal, a Vai Vai já se consagrou campeã do carnaval paulista 15 vezes

Meu alvinegro, manto sagrado

Raiz coroada em tantos carnavais

Quem nunca viu o samba amanhecer

Vai no Bixiga pra ver, só no Bixiga pra ver

O bairro do Bixiga não poderia ficar de fora, pois foi lá que os primeiros sambistas deram início à “Escola do Povo”. É uma maneira de convidar o público a testemunhar a essência do desfile, reforçando a magia e a resistência cultural do samba.

Raiou!… No mais insano ritual, Vai-Vai

Neste banquete cultural profano

Devora a arte

A essência de um sonhador bacante

Vem ver um ser genial, mundano no viver

Quanto prazer… Sua obra vou saborear

E reviver até eternizar seu mundo louco (é!)

O grande homenageado, Zé Celso, é retratado no refrão com seu caráter libertário e transgressor. Ele é como um banquete no qual é possível se deleitar com a arte e suas diferentes formas e sabores. 

“Pois Zé”… Revolução deu Oficina

“Ôh Zé”… Sua desordem teatral

“É Zé” inspiração da Bela Vista

“Zé” referência… É xamã, é carnaval!

Nesta estrofe, os compositores falam sobre a criação do Teatro Oficina, fundado por Zé Celso em 1958. A partir da inquietude e da alma revolucionária do artista, deu um passo para o que se tornaria um grande legado na história do teatro.

Ele é um personagem que viveu intensamente sua arte, algo que o samba traduz como um prazer a ser saboreado e eternizado. 

Na ousadia da liberdade

Tropicalista na vadiagem

A coragem do diretor teatral também inspirou os compositores. Assim como muitos artistas e revolucionários da época, Zé Celso sofreu represálias durante a Ditadura Militar. Chegou a ser preso e torturado em 1974, e levado ao Dops (Departamento de Ordem Política e Social.

Como um Xamã, conhecido também como mestre dos mistérios, Zé Celso representa uma figura mística e visionária, que foi capaz de conduzir sua arte com coragem e autenticidade.

O samba-enredo mostra o legado de Zé Celso, além de fazer referências ao teatro, à Tropicália, à resistência política e ao sincretismo cultural.

Relembrar é viver: ouça hits e clássicos do carnaval passado

Gostou de conhecer a análise do samba-enredo da Vai Vai 2025? Dos hits atuais aos sucessos antigos, selecionamos algumas das melhores músicas do Carnaval para você se aquecer e iniciar a folia. 

Músicas do carnaval

Aproveite para conferir


Leia também