29 de Outubro de 2021, às 19:00
Todo mundo sabe que a Sia é dona de vários clipes icônicos, e Elastic Heart não é exceção. Porém, diferentes interpretações são feitas sobre o vídeo, algumas delas levantando até polêmicas.
Para não te deixar por fora, trouxemos o significado do clipe de Elastic Heart. Continue lendo que a gente te conta tudinho sobre esse vídeo que deu o que falar!
O clipe de Elastic Heart foi lançado no dia 15 de janeiro de 2015. O vídeo conta com a participação do ator Shia LaBeouf e da atriz e dançarina Maddie Ziegler.
A adição de Shia LaBeouf não foi só na frente das câmeras. Ele fez parte de toda a concepção da ideia do clipe juntamente com Sia.
No clipe, Maddie e Shia aparecem realizando uma coreografia de dança contemporânea, vestindo trajes justos e que se assemelham ao tom de suas peles.
O ritmo do clipe é frenético, com uma dança enérgica de contato físico intenso entre os dois. O cenário é uma jaula espaçosa o suficiente para que eles dancem, corram e se contorçam.
Por vezes distantes e por outras interagindo entre si, a jaula parece ser o cenário de uma luta, sendo que só Maddie consegue sair dela e voltar quando quer. Ela tenta sem sucesso tirar Shia da jaula, mas ele continua preso até o fim emocionante do vídeo.
Logo depois que foi lançado, diversas teorias surgiram sobre o verdadeiro significado do clipe de Elastic Heart. Trouxemos algumas das que mais chamaram atenção para você conferir:
Uma das teorias mais fortes sobre o significado do clipe de Elastic Heart é que se trata da infância de Sia com o pai alcoólatra.
As interações entre Maddie e Shia mostrariam então a relação conturbada de uma criança convivendo com uma pessoa viciada. Maddie representa a menina que tenta sem sucesso salvar o pai do vício.
Uma outra interpretação acusa o clipe de promover a pedofilia. Por causa do contato físico entre os atores e a grande diferença de idade entre eles, muita gente achou que o clipe poderia ter uma conotação sexual.
Algumas cenas mais suaves também foram interpretadas como indicativo de um romance entre os dois.
É isso mesmo que você leu! A narrativa do clipe chegou a ser comparada com a história de Jack e Rose, contada no filme Titanic, de 1997. O clipe seria então uma releitura da história do longa-metragem feita através da dança.
Assim, teríamos a representação de um relacionamento conturbado, com duas pessoas de mundos diferentes que nem sempre estão em sintonia. Por fim, a mulher não consegue salvar o rapaz, apesar de se esforçar muito para isso.
Após o lançamento do clipe de Elastic Heart, Sia escreveu uma mensagem em suas redes sociais para comentar sobre a repercussão do vídeo. O texto dizia:
Eu imaginei algumas acusações de pedofilia sobre o vídeo. Tudo o que eu posso dizer é que a Maddie e o Shia são os dois únicos atores que eu senti que poderiam interpretar esses dois lados conflitantes de mim mesma.
A cantora depois completou: Peço desculpas àqueles que se sentiram incomodados com #ElasticHeart. Minha intenção era criar um produto comovente, e não ofender ninguém.
Além de afastar os rumores de pedofilia, a declaração de Sia também faz cair por terra as interpretações sobre o relacionamento com o seu pai e até mesmo a releitura de Titanic.
Nos bastidores da gravação do vídeo, Sia deixou claro que a ideia era de representar uma luta pessoal interna, mostrando dois lados de uma mesma personalidade em conflito.
A dança entre os dois pode representar então a briga com sua criança interior, ou até mesmo com os demônios que assombram seus pensamentos.
A jaula representa o corpo, o esqueleto que abriga essas duas personalidades que ora se amam, ora se maltratam, até ver qual lado vai vencer.
Ao final do vídeo, Maddie tenta libertar Shia da jaula, mostrando o conflito que temos quando tentamos nos livrar de sentimentos e pensamentos ruins, como mágoa e rancor.
Elastic Heart já havia sido lançada anteriormente, em 2013, numa outra versão. Parte da trilha sonora do filme Jogos Vorazes — Em Chamas, a música contava com a participação de The Weeknd e Diplo.
Um ano depois, Sia lançou a versão solo de Elastic Heart no seu álbum 1000 Forms of Fear. A canção foi o terceiro single do disco, depois de Chandelier e Big Girls Cry, que também contavam com Maddie Ziegler em seus respectivos clipes.
Elastic Heart completou então uma trilogia de vídeos da parceria entre Sia e Maddie, e para fechar com chave de ouro, Shia LaBeouf foi convidado para adicionar ainda mais dinâmica aos elaborados videoclipes da cantora.
Hoje em dia estamos acostumados com mega produções como as da Sia, mas os clipes nem sempre foram assim!
Agora que você já sabe o significado de Elastic Heart, continue lendo sobre a evolução dos videoclipes até se tornarem o que são hoje.
Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.