Conheça o significado de Bad Habit, do Steve Lacy

Analisando letras · Por Rafaela Damasceno

2 de Setembro de 2022, às 19:00


Uma nova música tem dado o que falar nos últimos tempos. Tanto que já alcançou o sétimo lugar na Hot 100 da Billboard e conta com milhares de streams no Spotify. Com tanta repercussão, vale a pena conhecer o significado de Bad Habit, do Steve Lacy. 

Steve Lacy
Créditos: Divulgação

Com uma variedade de influências e referências, o cantor é considerado um dos principais representantes do estilo lo-fi. Esse tipo de música tem como base imitar reproduções caseiras de baixa fidelidade, com pouco investimento, como se estivessem sendo gravados sem muitos recursos financeiros. 

Se você já ouviu Bad Habit, do Steve Lacy, e ficou curioso para compreender tudo o que a letra quer dizer, chegou a hora de conferir a nossa análise completa. Não deixe de ler!

Significado de Bad Habit, do Steve Lacy

Bad Habit é um dos primeiros singles do disco Gemini Rights, que saiu em julho de 2022.

Sobre esse novo trabalho, Steve Lacy já declarou que ele representa uma variedade de referências de sua criação musical, que vão desde Caetano Veloso até The Love Below, passando pelos Beatles e pelo Andre 3000’s. 

Capa do álbum Gemini Rights
Créditos: Divulgação

A canção, por sua vez, foi escrita e produzida pelo próprio cantor. A letra fala sobre um relacionamento amoroso que não deu certo, porque o personagem não sabia que a garota por quem ele estava apaixonado também gostava dele. 

Além disso, ela também trata das dores e das delícias de ser um geminiano e ter uma personalidade que parece dupla, ou seja, que varia o tempo todo. Uma hora quer uma coisa, outra hora quer outra. 

Pode não parecer, mas o cantor é bem ligado à astrologia e sempre se preocupa com o que os astros dizem a respeito de sua vida. Aliás, essa é uma temática que está presente também nas outras faixas do álbum Gemini Rights.

No seu primeiro single, Mercury, ele também fala sobre as influências do planeta Mercúrio no seu destino.  

O clipe de Bad Habit

Junto com a música, Steve Lacy também lançou o clipe para divulgar o single de Bad Habit. O vídeo foi dirigido por Julian Klincewicz e hoje já conta com mais de 8 milhões de visualizações no YouTube. 

Nele, o cantor aparece vestindo uma camisa branca de botão, com a imagem de um cifrão na frente e de um alvo vermelho nas costas. Nas cenas, ele fica o tempo todo cantando e dançando, em um fundo que vai mudando de cor enquanto a música vai tocando. 

A tradução literal do título Bad Habit para o português é “hábito ruim”. Só com ele, não é possível compreender a profundidade da canção. Por isso, vamos analisar de forma detalhada as suas principais estrofes. Confira a seguir: 

Você gostava de mim, mas eu não sabia disso

I wish I knew

Eu gostaria de ter sabido

I wish I knew you wanted me

Eu gostaria de ter sabido que você me queria

Nestas duas primeiras estrofes de Bad Habit, Steve Lacy nos dá uma ideia geral do tema da canção: perder a oportunidade de estar com uma pessoa que a gente realmente gosta

What you, oh, uh, what you do?

O que você, oh, uh, o que você está fazendo?

Made a move, coulda made a move

Feito um movimento, poderia ter feito um movimento

If I knew I’d be with you

Se soubesse que eu estaria com você

Is it too late to pursue?

Será que é muito tarde para prosseguir?

No caso do personagem da canção, era uma garota que gostava dele, mas ele não sabia disso. Então, ele não se esforçou o bastante para manter o relacionamento.

Tanto que ele se questiona se agora já é tarde demais para tentar de novo ou se há a possibilidade de dar certo. 

I bite my tongue, it’s a bad habit

Eu mordo minha língua, é um hábito ruim

Kinda mad that I didn’t take a stab at it

Meio puto que eu não tentei fazer isso

Thought you were too good for me, my dear

Pensei que você era boa demais para mim, meu bem

Never gave me time of day, my dear

Nunca me deu tempo no dia, meu bem

It’s okay, things happen for

Está tudo bem, as coisas acontecem por

Reasons that I think are sure, yeah

Razões que eu acho que são certas, sim

No refrão de Bad Habit, o personagem nos revela que tem uma mania ruim de morder a própria língua. No geral, a expressão indica alguém que falou ou fez algo, mas teve que voltar atrás. 

No caso da música, essa prática pode ser interpretada como uma metáfora para o hábito que algumas pessoas têm de se afastar quando alguém está tentando se aproximar delas

Ele está ciente desse aspecto de sua personalidade e aceita isso. Afinal, as coisas acontecem por algum motivo, então ele confia nisso e segue em frente. 

Essa é uma situação muito comum em nossas vidas, principalmente quando estamos solteiros. Nós nunca conseguimos saber se vale a pena dar o primeiro passo e mostrar interesse por alguém ou se devemos nos fazer de difíceis e esperar que a outra pessoa tome a iniciativa. 

No geral, o ser humano costuma ser mais cuidadoso e pensar muito bem antes de tomar qualquer tipo de decisão. Porém, essas precauções podem significar a perda de grandes oportunidades, principalmente quando o assunto é o amor. 😍

Será que morder a língua é realmente um hábito ruim? 

Uh, can I bite your tongue like my bad habit?

Uh, será que eu posso morder a minha língua como o meu hábito ruim?

Would you mind if I tried to make a pass at it?

Você se importaria se eu tentasse demonstrar interesse?

No, you’re not too good for me, my dear

Não, você não é boa demais para mim, meu bem

Funny you come back to me, my dear

Engraçado como você volta para mim, meu bem

It’s okay, things happen for

Está tudo bem, as coisas acontecem por

Reasons that I can’t ignore, yeah

Razões que eu não posso ignorar, sim

No final das contas, Bad Habit é sobre todos aqueles momentos em nossas vidas em que poderíamos ter tomado alguma iniciativa, mas tivemos muito medo ou cuidado e optamos por não fazer nada. Afinal, esse tipo de situação pode acontecer em qualquer área, não só no amor.  

Então, que tal pensarmos nesse hábito ruim de morder a própria língua como uma trava que talvez esteja nos impedindo de viver momentos inesquecíveis?

Pode parecer que não, mas às vezes essa sensação de medo e de insegurança é apenas um mecanismo de auto sabotagem, que mais nos atrapalha do que nos ajuda. E podemos estar deixando de viver experiências incríveis pelo simples receio de tentar. 

Que tal refletir sobre essas referências na letra de Bad Habit, de Steve Lacy, nas próximas vezes em que você se sentir em dúvida sobre um novo passo em sua vida?

Pode ser que você chegue à conclusão de que morder a língua, nesse caso, pode valer muito a pena! 😉

Conheça o bedroom pop, novo jeito de fazer música

Hoje em dia, muitos estilos novos têm surgido no mundo da música. Assim como o lo-fi, que está presente na melodia e no significado de Bad Habit, do Steve Lacy, existe um novo ritmo que você precisa conhecer.

Saiba tudo sobre o bedroom pop, uma forma mais simples de produzir novos hits.

O que é bedroom pop?

Leia mais:


Leia também