25 de Março de 2022, às 19:00
O tom melancólico que a melodia de The Winner Takes It All carrega faz todo sentido com a história da letra, que fala sobre separação. A canção é um dos maiores hits do grupo ABBA, e foi o primeiro single do álbum Super Trouper, lançado pela banda em 1980.
Formado por dois casais suecos, o ABBA foi um ícone dos anos 70, marcado pela mistura de amor e música. Como trabalhar em família nem sempre é um bom negócio, a banda chegou ao fim após os casais terminarem a relação amorosa.
O registro sobre o ocorrido está presente na faixa The Winner Takes It All, que logo ganhou repercussão após o lançamento. Ficou curioso? Vem saber mais sobre a história de The Winner Takes It All, do ABBA.
Sucesso na década de 70, o grupo ABBA é dono de diversos hits e um deles é a balada The Winner Takes It All.
É possível sentir o pesar logo nos primeiros acordes do piano, isso porque The Winner Takes It All, ao contrário da maioria dos hits do ABBA, que transmitem alegria, foi criada em um momento de tristeza para a banda.
Como você deve saber, o ABBA foi formado por volta de 1972 por dois casais: Benny Andersson e Anni-Frid Lyngstad e Agnetha Fältskog e Björn Ulvaeus, sendo que a história da música The Winner Takes It All se concentra na separação deste último casal, que ocorreu no Natal em 1978.
Embora, como Benny Andersson e Anni-Frid também tenham tido problemas e se divorciado em 1981, é como se a música expressasse as dificuldades de ambos os relacionamentos.
Apesar de abordar um tema difícil, a música emplacou em diversos países, conquistando o primeiro lugar nas paradas de sucesso.
Aqui no Brasil, ela entrou para a trilha sonora da novela global Coração Alado, que foi ao ar em agosto de 1980, como tema dos personagens Tarcísio Meira e Vera Fischer.
O hit The Winner Takes It All foi escrito por Björn Ulvaeus em parceria com Benny Andersson. De acordo com revelações do próprio Björn, ele estava com uma garrafa de uísque sobre a mesa e precisou de aproximadamente uma hora para compor.
A letra fala sobre o divórcio entre Agnetha Fältskog e Björn Ulvaeus e os conflitos enfrentados pelo casal.
Antes de finalizada, a música ganhou o título provisório de The Story of My Life. Os compositores brincavam com piano, violão e jogaram algumas palavras aparentemente sem sentido. Porém, de algum modo eles sabiam que estavam diante de uma música especial.
O responsável por destravar esse quase bloqueio criativo foi Björn, que escreveu a letra final e mesmo após algumas doses de whisky, notou que havia escrito algo que não era necessário mudar palavra alguma.
Após a finalização, Agnetha Fältskog assumiu os vocais na música, ela contou, durante uma entrevista, que foi ótimo poder se expressar e colocar aquele sentimento para fora. Segundo a cantora, ela se sentiu à vontade em compartilhar com os fãs do ABBA algo pessoal.
Agnetha declarou ainda que The Winner Takes It All é uma de suas canções preferidas do ABBA. O hit acabou se tornando o maior destaque do álbum Super Trouper e o disco vendeu aproximadamente dois milhões de cópias somente na pré-venda.
Vamos analisar juntos alguns dos principais trechos da música The Winner Takes It All:
I don’t wanna talk
Eu não quero conversar
About the things we’ve gone through
Sobre as coisas que nós passamos
Though it’s hurting me
Embora isso esteja me machucando
Now it’s history
Agora é passado
I’ve played all my cards
Eu joguei todas as minhas cartas
And that’s what you’ve done too
E foi o que você fez também
Nothing more to say
Não há mais nada a dizer
No more ace to play
Mais nenhum ás para jogar
O primeiro verso do hit do ABBA começa descrevendo o sentimento de angústia e dor de ter que encarar que a relação chegou ao fim.
O personagem compara o relacionamento a um jogo de cartas com o intuito de explicar que tentou, de todas as formas, que ambos saíssem vencedores.
Mas agora, tomado pela tristeza, ele está entregue, machucado e não vê mais uma saída.
The winner takes it all
O vencedor leva tudo
The loser’s standing small
O perdedor fica pequeno
Beside the victory
Ao lado da vitória
That’s her destiny
Isso é seu destino
O refrão marcante faz um paralelo entre quem perde e quem vence. Apesar disso, há de se reconhecer que não há como determinar um vencedor quando se trata do fim de casamento, pois sejam quais forem as circunstâncias, é sempre doloroso para os dois lados.
I was in your arms
Eu estava em seus braços
Thinking I belonged there
Achando que eu pertencia ali
I figured it made sense
Eu achava que fazia sentido
Building me a fence
Construir-me uma cerca
Building me a home
Construir-me um lar
Thinking I’d be strong there
Achando que lá seria forte
But I was a fool
Mas eu fui uma tola
Playing by the rules
Jogando conforme as regras
Neste trecho, a personagem fala sobre como se sentiu enganada por ter pensado que fazia parte de algo maior. Pensou que daria conta, que seria forte, mas notou que estava apenas cumprindo regras.
Como Agnetha Fältskog e Björn Ulvaeus trabalhavam juntos na banda, esse trecho pode significar também os conflitos referentes ao ABBA. Até porque, o fim da banda foi relacionado às brigas e separações dos casais.
The gods may throw a dice
Os deuses podem jogar um dado
Their minds as cold as ice
Suas mentes são tão frias quanto gelo
And someone way down here
E alguém bem aqui embaixo
Loses someone dear
Perde alguém querido
A separação é interpretada neste verso como uma jogada do destino, uma interferência divina indesejada. Para ele, esse é um modo frio e injusto de as coisas acontecerem, pois quem está embaixo, ou seja, vivendo a experiência terrena, acaba perdendo alguém que ama de repente.
But tell me, does she kiss
Mas diga-me, ela beija
Like I used to kiss you?
Como eu costumava te beijar?
Does it feel the same
Você sente a mesma coisa
When she calls your name?
Quando ela chama o seu nome?
Somewhere deep inside
Em algum lugar lá no fundo
You must know I miss you
Você deve saber que eu sinto a sua falta
But what can I say?
Mas o que eu posso dizer?
Rules must be obeyed
As regras têm que ser obedecidas
Entre os rumores a respeito do fim da banda, havia menções na mídia sobre brigas e traições da parte dos homens, Benny e Björn.
Tanto que este verso é cantado sob o ponto de vista feminino com a personagem perguntando a respeito do comportamento de uma outra mulher. Embora ela declare sentir saudades, reconhece que as regras precisam ser cumpridas.
I don’t wanna talk
Eu não quero conversar
If it makes you feel sad
Se isso te deixa triste
And I understand
E eu entendo
You’ve come to shake my hand
Você veio para apertar a minha mão
I apologize Peço desculpas
If it makes you feel bad
Se isso faz você se sentir mal
Seeing me so tense
Ao me ver tão tensa
No self-confidence
Sem autoconfiança
Apesar de tudo, Björn chegou a dizer em entrevista para o jornal Express UK que o divórcio dele com Agnetha foi amigável. Os últimos versos da música The Winner Takes It All demonstram um pouco disso ao mencionar o aperto de mão, o pedido de desculpas…
Embora fique claro o quanto ela se sentiu tensa e acabou perdendo a sua autoconfiança. Também em entrevistas, Björn declarou que o divórcio era inevitável, pois os dois eram muito egocêntricos.
No musical Mamma Mia!, lançado em 2008, Meryl Streep faz uma bela interpretação de The Winner Takes It All. Com muita entrega e sinceridade ao cantar, a atriz recebeu elogios por conseguir transmitir os sentimentos presentes na letra.
Aposto que conhecer a história de The Winner Takes It All te fez ficar com saudade do grupo sueco, né? Já pensamos nessa possibilidade e decidimos relembrar as 10 melhores músicas do ABBA. Não vai perder!
Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.