10 de Julho de 2023, às 12:00
Escolher boas músicas para um filme faz toda a diferença na imersão do espectador, e a trilha sonora de Piratas do Caribe dá aulas nesse quesito. Quem assiste passa a sentir a história muito mais intensamente.
A atuação e os visuais são importantes para a narrativa, claro, mas se engana quem pensa que a trilha sonora não precisa de tanta atenção. Um instrumental errado pode deixar o filme com gostinho de “poderia ser melhor”.
E como as músicas da franquia Piratas do Caribe deram tão certo? Pela atenção aos detalhes! Não são apenas faixas agitadas ou tristes; cada instrumento combina com o momento específico pelo qual os personagens estão passando, como uma aventura em alto mar, por exemplo.
Está pronto para embarcar nesta jornada musical?
A franquia Piratas do Caribe possui, atualmente, cinco filmes que contam as aventuras do capitão Jack Sparrow e seus companheiros.
São filmes cheios de aventura, o que por si só já faz com que o público sinta as emoções junto aos personagens. Com a trilha sonora certa, como Piratas do Caribe mostra, tudo fica ainda mais intenso.
A torcida pelo sucesso dos protagonistas e o medo de que tudo dê errado são mostrados de diferentes formas, inclusive a partir da trilha sonora.
Que tal conhecer tudo isso na prática?
He’s a Pirate é a melhor forma de começar esta lista. A faixa foi escolhida como a música-tema da franquia e aparece ao fim de todos os filmes de Piratas do Caribe. É agitada e instiga uma aventura para explorar o mundo!
Jack Sparrow, como o próprio nome evidencia, é a faixa-tema do personagem de Johnny Depp na franquia. A música aparece no filme O Baú da Morte, de 2006, e reflete a personalidade divertida, aventureira e corajosa do capitão.
Barbossa Is Hungry começa calma e até meio mágica, mas logo volta à atmosfera de tensão. A faixa resgata o poder da Disney de criar um universo tão cheio de detalhes que parece ser real. Sofremos junto com Elizabeth!
As melhores playlists da Disney para você cantar junto
Davy Jones é a faixa-tema do personagem interpretado por Bill Nighy. A música foi diretamente inspirada por La Resa dei Conti, composta por Ennio Morricone para a trilha sonora de Por uns Dólares a Mais.
The Medallion Calls toca quando Elizabeth está afogando e Jack luta para salvá-la. Tem um toque de suspense, reforçando o pavor dos personagens naquele momento do filme A Maldição da Pérola Negra.
Apesar de ser tão importante para a franquia, a faixa só aparece na trilha sonora expandida do filme.
Wheel of Fortune é uma faixa especial por mostrar como se faz uma boa trilha sonora. Ela usa elementos de músicas como Jack Sparrow e He’s a Pirate para demonstrar a ideia de continuidade e conexão.
Hans Zimmer não é considerado um dos maiores artistas musicais à toa!
As 10 melhores trilhas sonoras da história do cinema
The Black Pearl causa certa confusão. Apesar do nome, dando a entender que vai ser usada em alguma cena que fale sobre a maldição da Pérola Negra, a música aparece quando Jack Sparrow está fugindo dos fuzileiros navais em Port Royal.
Apesar disso, é uma faixa emocionante.
Com uma forte influência tribal, Dinner Is Served é uma faixa que chega a ser divertida. Começa tensa, com a sensação de aventura, mas aos poucos os instrumentais ficam mais dançantes, usando até mesmo vozes ao fundo.
Swords Crossed marca a colaboração de duas referências para a construção de grandes trilhas sonoras. Se as músicas de Piratas do Caribe são tão memoráveis, Badelt e Zimmer contribuíram diretamente para isso.
Apesar de ser mais conhecida por fazer parte da trilha sonora de O Baú da Morte, Two Hornpipes também aparece em Tales of the Code: Wedlocked, o primeiro curta-metragem da franquia Piratas do Caribe, lançado em 2011.
Em ambas as obras, Hans Zimmer foi a mente por trás da trilha sonora, repetindo o sucesso já alcançado anteriormente.
Fog Bound incorpora perfeitamente a energia de A Maldição da Pérola Negra. Tanto no filme quanto na música, a trilha sonora utiliza instrumentos de sopro para representar a ideia da maldição e suspense que acompanha a obra.
I’ve Got My Eye On You é mais uma faixa que carrega um suspense capaz de nos deixar arrepiado. A música também é chamada de For Whom The Bell Tolls – Jack & The Dead, mantendo os mesmos instrumentais.
Presente em uma das cenas mais icônicas de A Maldição da Pérola Negra, Blood Ritual toca quando os personagens estão tentando quebrar o feitiço.
A faixa é intensa, começando com um clima misterioso e chegando a um ápice de tensão, assim como a parte visual.
O título de You Look Good Jack pode ser traduzido como “você parece estar bem, Jack”, mostrando o tom de comédia dos filmes de Pirata do Caribe.
Depois de fugir de grandes inimigos e enfrentar obstáculos sobrehumanos, Jack pode estar tudo, menos bem — e isso só torna tudo ainda mais divertido!
Piratas do Caribe nos transporta diretamente para uma época de leveza e diversão, quando nos aventuramos junto com o Capitão Jack Sparrow. Que tal manter a energia e relembrar as melhores músicas da Disney?
É uma experiência super divertida!
Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.