Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Trilha sonora de Stranger Things: entre no clima da nova temporada

Trilhas sonoras · Por Rafaela Damasceno

1 de Junho de 2022, às 12:00

Em 2016, estreou uma série que unia o melhor de vários mundos: ficção científica, nostalgia e crianças carismáticas vivendo aventuras incríveis.

Em pouco tempo, Stranger Things se tornou uma das melhores atrações da Netflix e conquistou fãs por todo o mundo, principalmente aqui no Brasil.

Uma das razões para tanto sucesso foi a trilha sonora, que conta com diversos hits dos anos 80, período em que a série se passa.

Com tantas referências, foi impossível não agradar todo tipo de público: os adultos, que curtiram relembrar os velhos tempos; e também os mais jovens, que passaram a amar as faixas das antigas e se identificaram com as personagens.

Os novos episódios chegaram no dia 27 de maio, e a Netflix antes divulgou algumas músicas que fazem parte dessa nova trilha sonora de Stranger Things na 4ª temporada. Então, que tal conhecê-las? Saiba tudo a seguir.

A criação da trilha sonora de Stranger Things

Desde a primeira temporada de Stranger Things, a trilha sonora foi muito importante para dar o tom da década de 1980 e transmitir as emoções vividas pelas personagens.

Além das canções clássicas daquela época, a série também conta com faixas originais, compostas especificamente para essa produção da Netflix.

A trilha sonora original foi composta pelos músicos Kyle Dixon e Michael Stein, uma dupla que tem uma grande habilidade de compor temas sombrios e cheios de suspense. Mas os criadores da trama, os irmãos Duffer, também devem levar o crédito.

Foi deles a ideia de usar sintetizadores e buscar inspirações no gênero synthwave para os sons que tocam nos episódios.

Eles já disseram em entrevistas que resolveram adotar esse estilo eletrônico para distanciar Stranger Things das produções juvenis de Steven Spielberg, que é uma das referências da série, e têm faixas mais animadas e leves.

Como eles queriam algo mais sombrio, optaram por mudar um pouco a sonorização e caminhar para uma linha bem Stephen King e John Carpenter, dois gênios do terror nos cinemas.

Toda essa inovação deu super certo e proporcionou à série o prêmio de Melhor Tema de Abertura Original no Emmy, além da indicação de Melhor Trilha Sonora Original no Grammy.

Relembre essa abertura icônica, que nos apresentou a uma das músicas de séries mais inesquecíveis dos últimos tempos:

Trilha sonora da 4ª temporada

Alguns trailers da 4ª temporada de Stranger Things já foram liberados e podemos ter uma ideia de qual será o clima desse capítulo na vida de Eleven (Millie Bobby Brown), Mike (Finn Wolfhard), Will (Noah Schnapp), Dustin (Gaten Matarazzo), Lucas (Caleb McLaughlin), Max (Noah Schnapp) e companhia.

A nova fase se passará 6 meses após os acontecimentos que finalizaram a última temporada e mostrará como o grupo está lidando com as suas consequências.

Cena da 4ª temporada de Stranger Things
Créditos: Divulgação

Para quem não lembra, no final da 3ª temporada, Joyce (Winona Ryder) resolveu se mudar para a Califórnia com a sua família e levar também Eleven, em busca de uma vida mais calma.

Mas é claro que nem tudo sairá como planejado e, nas férias, eles retornarão a Hawkings e enfrentarão tudo o que estavam evitando até o momento.

Ao que tudo indica, essa nova fase vai contar com muito terror, como resultado de tudo o que rolou nos episódios anteriores, além de um elemento mais que especial para os fãs de ficção científica: a viagem no tempo.

Como uma das referências divulgadas pelos irmãos Duffer é o longa Bill & Ted: Dois Loucos no Tempo, os fãs apostam que isso vai rolar na série.

Além disso, temos também novos personagens. Uma das mais esperadas pelos fãs é a interpretada pela atriz Amybeth McNulty, conhecida por viver a protagonista da série Anne Com E. Os atores Myles Truitt, Regina Ting Chen e Grace Van Dien também entraram no elenco.

Lançamento em formato digital e físico

Como os 9 episódios da 4ª temporada foram lançados em 2 partes, a primeira em 27 de maio e a segunda no dia 1º de julho, a trilha sonora também obedecerá essa divisão e será lançada nessas mesmas datas nas plataformas digitais, como Spotify e Deezer.

O lançamento será feito pela Legacy Recordings, divisão da Sony Music Entertainment, com o título Stranger Things: Soundtrack from the Netflix Series, Season 4. Em formato físico, o álbum estará disponível em setembro nos EUA, mas ainda sem previsão no Brasil.

Trilha Sonora da 4ª temporada de Stranger Things
Créditos: Divulgação

De acordo com os autores das faixas, os irmãos Duffer e Nora Felder, as canções são de várias épocas, não só dos dos anos 80, e também representam estilos variados. Até agora, a lista não foi divulgada.

Tudo o que sabemos é que pelo menos duas músicas antigas estão presentes na trilha, porque tocaram nos trailer da 4ª temporada. Saiba quais são elas.

A Place in California — Jeremiah Burnham

No teaser divulgado pela Netflix, a música que toca é A Place in California, do cantor Jeremiah Burnham. A letra tem tudo a ver com o namoro adolescente de Eleven e Mike, que parece seguir firme e forte, mesmo com a distância. 😍 Olha só:

Separate Ways (Worlds Apart) — Journey

Com um ritmo que transmite muito mistério, Separate Ways (Worlds Apart), da banda Journey, aparece em outro trailer da 4ª temporada, em um remix de autoria de Bryce Miller/Alloy Tracks.

No vídeo, assistimos ao desenrolar de vários eventos que prometem trazer ainda mais suspense e emoção aos espectadores. 😱

Trilha sonora das temporadas anteriores

Enquanto aguardamos a estreia dos novos episódios de Stranger Things, que tal relembrarmos as principais músicas da trilha sonora das temporadas anteriores? Veja quais são as faixas mais marcantes que tocaram na série!

Trilha sonora da 1ª temporada

Na temporada de estreia de Stranger Things, somos apresentados aos personagens da pacata Hawkings, nos EUA. Tudo começa quando o jovem Will desaparece e é abduzido pelo “Mundo Invertido”. E a vida dos habitantes da cidade vira literalmente de cabeça pra baixo. 🙃

Should I Stay or Should I Go? — The Clash

A principal música da 1ª temporada é Should I Stay or Should I Go?, da banda The Clash. Ela marca a relação de companheirismo e amizade entre Will e seu irmão mais velho, Jonathan.

Relembre este clássico do rock dos anos 80:

Trilha sonora da 2ª temporada

Com um fandom já conquistado, a série teve ainda mais sucesso na 2ª temporada. Os novos episódios trouxeram personagens inéditos, como a adorada Max e o temido Billy (Dacre Montgomery), que deixaram os conflitos ainda mais intensos.

You Don’t Mess Around With Jim Jim Croce

O policial Jim Hopper (David Harbour) e a protagonista Eleven estabelecem uma verdadeira relação de pai e filha depois dos acontecimentos surpreendentes do final da 1ª temporada.

Para embalar as cenas fofas dos dois, nada melhor do que You Don’t Mess Around With Jim, do Jim Croce.

Trilha sonora da 3ª temporada

A terceira temporada de Stranger Things se passa durante o verão, que serve de cenário para o desabrochar dos protagonistas. Iniciando a adolescência, eles vivenciam o primeiro amor e as mudanças típicas dessa fase da vida.

Never Surrender — Corey Hart

Mileven é o casal que todo fã da série shippa. Mike e Eleven se apaixonam e vivem cenas super românticas. Never Surrender, do Corey Hart, é cantada por ele em um momento de paixão. 🥰

Ouça todas as músicas das trilhas sonoras de Stranger Things

Agora que você já sabe tudo sobre a trilha sonora da 4ª temporada de Stranger Things e conseguiu matar as saudades das principais faixas das temporadas anteriores, que tal dar o play e ouvir todas elas? Ouça agora a nossa playlist com as músicas de Stranger Things!

Trilhas sonoras de Stranger Things

Leia mais: