Tudo sobre a trilha sonora de Wicked, filme com Ariana Grande

Confira a trilha sonora do filme musical que conta a história de Glinda e Elphaba!

Trilhas sonoras · Por Rannyson Mykael

26 de Novembro de 2024, às 12:00


A trilha sonora de Wicked foi altamente antecipada pelos fãs de filmes musicais. Por ser uma obra famosa na Broadway, algumas faixas geraram grandes expectativas, como Popular e Defying Gravity.

Além disso, o elenco do filme também aumenta a ansiedade: Cynthia Erivo, no papel de Elphaba, e Ariana Grande como Galinda, artistas cujas vozes são conhecidas por atingirem agudos impressionantes.

Com a estreia de Wicked nos cinemas e o lançamento da trilha sonora nas plataformas de streaming, chegou a hora de entender como cada faixa se conecta com a história das bruxas de Oz.

Tudo sobre a trilha sonora de Wicked

Musicais são conhecidos por usarem a trilha sonora como um recurso para aprofundar suas histórias — com Wicked, não é diferente.

No filme, cada verso e cada instrumento tem um significado no contexto das experiências de Elphaba e Galinda.

No One Mourns the Wicked — Ariana Grande

No One Mourns the Wicked abre o filme celebrando a morte da Bruxa Má do Oeste, Elphaba, vista como a grande inimiga de todos os moradores de Oz. 

Ao finalizar a canção, uma moradora questiona a Galinda se ela conhecia a vilã, fazendo com que ela relembre a história de como a relação de amor e ódio entre ambas começou.

Dear Old Shiz — Ariana Grande

Em Dear Old Shiz, os alunos prestam uma homenagem à grandiosa escola na qual estão prestes a entrar, incluindo Galinda, que encanta a todos desde o momento da sua chegada.

Ao fim da faixa, todos percebem a entrada de Elphaba, cuja recepção é exatamente contrária, causando espantos em todos ao seu redor.

The Wizard And I — Cynthia Erivo (feat. Michelle Yeoh)

Em The Wizard And I, Elphaba canta sobre o sonho de conhecer o Mágico de Oz, alguém que é poderoso o suficiente para fazê-la ser menos verde e, enfim, ter uma vida normal como todas as pessoas à sua volta.

Na faixa, Elphaba também percebe que seus poderes podem ser admirados pelas pessoas certas, mudando a sua percepção de ter nascido amaldiçoada.

What Is This Feeling? — Ariana Grande (feat. Cynthia Erivo)

What Is This Feeling? retrata os primeiros momentos de Galinda e Elphaba juntas como colegas de quarto. Enquanto escrevem cartas para suas respectivas famílias, elas percebem o quanto detestam uma à outra.

Em defesa de Galinda, os estudantes de Shiz também cantam em conjunto sobre o quanto Elphaba é detestável, formando um coro de ataque contra a estudante.

Something Bad — Peter Dinklage (feat. Cynthia Erivo)

Em Something Bad, o professor Dillamond canta sobre os perigos vividos pelos animais em Oz. Alguns estão sumindo e outros estão perdendo suas vozes, deixando claro que algo ruim está acontecendo nas proximidades.

Como solução, Elphaba aconselha o professor a pedir ajuda ao Mágico, o todo poderoso e única pessoa possível para ajudá-los.

Dancing Through Life — Jonathan Bailey (feat. Ariana Grande, Cynthia Erivo, Ethan Slater e Marissa Bode)

Dancing Through Life marca a chegada de Fiyero em Shiz após ser expulso de várias escolas. Na faixa, o bad boy incentiva seus colegas a agir contra as regras, dançar e aproveitar enquanto são jovens.

They want you to become less callow, less shallow

Eles querem que vocês seja menos inexperiente, menos superficial

But I say, why invite stress in?

Mas eu digo, por que atrair o estresse?

Stop studying strife

Pare de estudar conflitos

And learn to live the unexamined life

E aprenda a viver a vida não examinada

Popular — Ariana Grande

Galinda, ao tornar-se amiga de Elphaba, tenta fazer com que ela seja Popular: como se vestir, como arrumar o cabelo e como falar com garotos. A música é uma das mais famosas do filme e mostra um momento de forte conexão entre as duas protagonistas.

Na letra, Galinda deixa bem claro suas reais intenções:

You’ll be popular

Você será popular

Just not quite as popular as me!

Só não será tão popular quanto eu!

I’m Not That Girl — Cynthia Erivo

I’m Not That Girl retrata o momento em que Elphaba tenta diminuir seus sentimentos em relação a Fiyero. O rapaz desperta algo bom nela, mas a Bruxa lembra a si mesma que é impossível de ser amada, como foi ensinada ao longo da vida.

Além disso, Elphaba também se compara com Galinda, a garota ideal pela qual Fiyero se apaixonou.

Gold hair with a gentle curl

Cabelo de ouro com um cacho suave

That’s the girl hе chose

Esta é a garota que ele escolheu

And Heaven knows

E os Céus sabem

I’m not that girl

Que eu não sou essa garota

One Short Day — Cynthia Erivo (feat. Ariana Grande, Kristin Chenoweth e Idina Menzel)

A chegada de Elphaba e Glinda na Cidade das Esmeraldas é marcada por One Short Day, faixa que conta a chegada do poderoso Mágico de Oz, o primeiro capaz, em muitos anos, de ler o Grimmerie.

Se você está se perguntando por que Glinda, e não Galinda?, a gente explica: um momento significativo acontece durante o primeiro ato, um pouco antes de One Short Day. Galinda decide mudar seu nome para Glinda em um gesto que reflete tanto sua evolução pessoal quanto as dinâmicas sociais e políticas de Oz.

A mudança é anunciada enquanto Elphaba se prepara para partir para a Cidade das Esmeraldas, com o objetivo de encontrar o Mágico de Oz.

A escolha do novo nome, Glinda, é uma homenagem ao Dr. Dillamond, refletindo a tentativa de Galinda de se alinhar com valores mais nobres, como empatia e compaixão, em contraste com a superficialidade anteriormente demonstrada. 

Esse ato também marca um ponto de virada para a personagem, que começa a perceber as complexidades morais do mundo em que vive, especialmente em relação às políticas discriminatórias e opressivas do governo.

Além disso, a mudança de nome também revela as tensões no relacionamento entre Galinda, Elphaba e Fiyero. Galinda busca a aprovação de Fiyero, mas percebe que ele não valoriza sua motivação tanto quanto ela esperava.

A música também conta com a participação de Kristin Chenoweth e Idina Menzel, famosas por interpretarem Glinda e Elphaba na Broadway.

A Sentimental Man — Jeff Goldblum

A Sentimental Man é cantada pelo próprio Mágico de Oz. Após uma primeira impressão assustadora no filme, ele canta sobre ser, na verdade, um homem sentimental e paternal, vendo os cidadãos de Oz como filhos e filhas.

Defying Gravity — Cynthia Erivo

Defying Gravity é cantada no final de Wicked, um dos momentos mais esperados pelos fãs da história. Na música, Elphaba aceita o seu poder e se posiciona contra as forças opressivas do Mágico de Oz.

A letra fala sobre desafiar a gravidade e lutar contra forças que tentam puxá-la para baixo. Além disso, é também uma referência a voar com sua vassoura de bruxa, mantendo-se em pleno ar.

No clima dos musicais

Para além de Wicked, que tal conhecer outros musicais marcantes da Broadway? Conhecidos por apresentar faixas cativantes e atuações memoráveis, os espetáculos contam histórias de formas inovadoras.

Melhores musicais da Broadway

Você também pode gostar:


Leia também