Tudo sobre Born Pink, o novo álbum do BLACKPINK

Saiba tudo sobre o Born Pink, álbum que marca o retorno do girl group de k-pop BLACKPINK.

#kpoppers · Por Karoline Póss

9 de Outubro de 2022, às 12:00


Os blinks finalmente podem comemorar, porque o BLACKPINK está de volta! Dois anos se passaram desde o lançamento de Lovesick Girls, último single do grupo que integrou o seu primeiro álbum de estúdio, The Album

Agora, o quarteto feminino mais aclamado do pop coreano está de volta com o seu segundo disco completo, Born Pink, com promoções na Coreia do Sul e promessa de uma turnê mundial. 

Enquanto torcemos para que as meninas venham ao Brasil e nos preparamos para curtir os novos hits do grupo ao vivo, descubra tudo o que você precisa saber sobre a nova era do BLACKPINK, seus estilos, referências, conquistas e muito mais! 

Tudo sobre o Born Pink: conheça o novo álbum do BLACKPINK

Não é surpresa para os fãs que, desde sua estreia, o BLACKPINK mira na dominação mundial: enquanto Whistle fez mais sucesso entre os coreanos, o público internacional não tirou Boombayah do replay. 

Depois do sucesso do The Album, principalmente para a faixa How You Like That, o grupo continua a explorar o mercado musical mundial.

Born Pink é o trabalho mais ousado do quarteto até o momento, afastando-se dos padrões do k-pop para entregar um disco mais voltado para o hip-hop, experimentando novas sonoridades e apostando em um vocabulário sem censura, mas ainda sem perder a sua essência.

Pink Venom

Antecipando o lançamento do Born Pink, a faixa Pink Venom chegou com uma pré-release que rapidamente conquistou seu espaço na playlist de fãs ao redor do mundo como uma das melhores músicas do BLACKPINK.

Com instrumentos tradicionais coreanos em seu instrumental, a música se aproxima das origens do k-pop ao mesmo tempo que se baseia também em sucessos das rádios americanas, incluindo uma referência a Pon de Replay, da Rihanna, durante as linhas de Lisa.

Shut Down

Não seria exagero dizer que a faixa principal do novo álbum, Shut Down, é a música mais fora da caixinha já lançada pelo BLACKPINK em seus seis anos de carreira. 

Descrita como uma “música que surpreenderia os fãs de música global”, não decepcionou com a mistura equilibrada de hip-hop, k-pop e até mesmo música clássica, uma vez que usou La Campanella, de Franz Liszt, como sample. 

Quanto ao clipe, as meninas fazem referências a elas mesmas, reutilizando roupas, adereços e cenários de seus vídeos passados para comemorar a chegada na nova era enquanto honram seus hits anteriores. 

Typa Girl 

Dentre as b-sides não promovidas, Typa Girl ganhou destaque entre os fãs por sua batida grave e letra poderosa, esbanjando girl power ao afirmarem que são o tipo de garota que é o tipo de todo mundo. 

Yeah Yeah Yeah

Ninguém esperava ouvir o BLACKPINK em uma pegada oitentista, mas Born Pink é um disco ousado que levou as meninas a experimentarem – e arrasarem – em estilos ainda inéditos ao grupo. Yeah Yeah Yeah é a prova disso.

Hard To Love

Hard To Love pegou os fãs de surpresa por se tratar de solo da integrante Rosé: a integrante já havia lançado seu debut como solista em 2021 com On The Ground e Gone.

Agora, Hard to Love entrega a terceira faixa individual da vocalista principal do quarteto. 

The Happiest Girl

Todo disco precisa ter aquela música mais lenta para dar uma respirada e acompanhar os fãs nos dias chuvosos, e The Happiest Girl cumpre essa função em grande estilo, apostando nos vocais suaves de Jisoo em uma melodia que abraça os ouvintes. 

Tally

Na reta final do disco, a faixa Tally surpreendeu com sua letra explícita, mais uma prova de que o BLACKPINK não pretende se render ao linguajar mais conservador que ainda é predominantemente adotado pelo k-pop. 

Essa nova era rebelde e destemida se expande também para as carreiras solo das meninas, já que Jennie fará sua estreia como atriz na série The Idol, da HBO Max, que promete explorar assuntos pesados do submundo da música pop. 

Ready For Love 

E fechando o álbum com chave de ouro, a música Ready For Love também entrou para o Born Pink. A faixa já era conhecida dos fãs após ter trechos mostrados em documentários do grupo.

Originalmente esperada para integrar o The Album, foi descartada de última hora e acabou sendo lançada como uma parceria com o game PUB-G — e agora finalmente tem um disco para chamar de seu! 

Sucesso nas paradas 

O lançamento do Born Pink repercutiu nos principais charts ao redor do mundo, colocando o BLACKPINK pela primeira vez no primeiro lugar da Billboard 200, a principal parada dos Estados Unidos, logo em sua semana de lançamento. 

Com isso, o BLACKPINK também se torna o primeiro grupo feminino em mais de uma década a estrear no topo do chart. O último girl group a conquistar esse feito foi o Danity Kane, em 2008, com o disco Welcome to the Dollhouse

O sucesso também é refletido em streams no Spotify Global: todas as faixas foram emplacadas no Top 50 do chart, com Shut Down e Pink Venom ocupando, respectivamente, o primeiro e segundo lugar. 

Shut Down registrou seis dias consecutivos no topo dos charts da plataforma, com mais de 39 milhões de streams acumulados durante o período. A faixa também ficou em primeiro lugar no chart semanal do Spotify, tornando o BLACKPINK o primeiro grupo de k-pop a conquistar esse feito. 

Promoções e tour 

As promoções do Born Pink na televisão foram curtas, com uma performance no show musical semanal coreano Inkigayo e uma nos Estados Unidos pelo programa Jimmy Kimmel Live, mas os fãs não devem demorar muito para ver o BLACKPINK de volta aos palcos. 

A YG Entertainment confirmou que começa em outubro de 2022 a Born Pink World Tour, nova turnê mundial do BLACKPINK que já tem passagens confirmadas pela Coreia, Estados Unidos, Inglaterra, Espanha, França e outros países da Europa e Ásia. 

Born Pink World Tour
Créditos: Divulgação

Com datas marcadas até junho de 2023, o pôster de divulgação da turnê revela que mais shows devem ser anunciados em breve. Até o momento, não foi dito nada sobre a inclusão do Brasil no evento, mas os blinks brasileiros estão esperançosos pela possibilidade de ver o quarteto em um show pelo nosso país.

Ainda não sabemos qual será o próximo passo do BLACKPINK após as promoções do Born Pink e de sua turnê mundial, mas conhecendo o que o quarteto tem feito até agora, o sucesso já é garantido.

Quem é você no BLACKPINK?

Jisoo, Jennie, Rosé ou Lisa? Descubra com qual das quatro integrantes do BLACKPINK você mais se parece no nosso quiz de personalidade perfeito para os blinks!

Quiz: quem é você no BLACKPINK?


Leia também