2 de Junho de 2021, às 12:00
Sabemos que o mundo está mudando por conta das diversas ferramentas e aparatos tecnológicos, embora talvez a gente nunca tenha se imaginado sendo fã de um vocaloid. Se você nunca ouviu falar no termo, vocaloid é um software que permite sintetizar, inserir letras e melodias para imitar a voz humana.
Os vocalistas virtuais fizeram tanto sucesso que até os próprios criadores se surpreenderam. Com isso, surgiram personagens no estilo mangá, com cabelos coloridos, olhos grandes e roupas estilosas, capazes não apenas de cantar, mas também de fazer shows.
Você deve se lembrar do Gorillaz, a banda virtual criada pelo vocalista do Blur, Damon Albarn, que foi o primeiro exemplo que o mundo experimentou do que seria um avatar de um grupo musical.
Já a febre dos vocaloids personagens saiu do Japão e conquistou o mundo, inclusive com um fandom bastante representativo aqui no Brasil.
Ficou curioso para descobrir um pouco desses artistas tecnológicos? Vem com a gente!
Quem ama música está acostumado a ser fã dos cantores e bandas de carne e osso, gente de verdade que arrasam nos palcos e levam o público à loucura.
Mas agora chegou a vez de expandirmos a mente e conhecermos um pouco mais sobre o universo dos cantores virtuais!
A mais conhecida e popular das vocaloids, Hatsune Miku representa uma adolescente de 16 anos, do signo de virgem e tem longos cabelos azuis turquesa.
Ela foi criada em 2007, participou de diversos animes e faz shows que atraem muitos fãs. Aliás, Miku até abriu os shows da turnê Artpop Ball, de Lady Gaga.
O nome de Kaito foi escolhido pelo público e ele se tornou mais um sucesso entre os cantores virtuais. Ele tem 20 anos, o seu personagem tem como características praticar a gentileza, possuir um coração bondoso e em suas músicas ele adora tratar de temas infantis.
Cantarella é uma das canções mais populares de Kaito, um dueto com que conta com a participação de Hatsune Miku.
O vocaloid Oliver foi desenvolvido para representar um garoto britânico de 13 anos. Ele é loirinho e canta canções mais calmas, por conta de sua voz jovial. A proposta do seu repertório é desenvolver músicas mais filosóficas e dramáticas.
Sweet Ann parece uma princesinha pop com a sua voz doce e inglês perfeito! Ela manda muito bem fazendo cover da Miley Cyrus, além de ter participado do anime Nichijou.
A criação da personagem foi levemente inspirada no filme A Noiva de Frankenstein.
Ouça Wrecking Ball na voz de Sweet Ann:
Alguns fãs de cantores virtuais consideram o Cyber Songman como sendo o vocaloid que mais se aproxima da voz humana.
Ele tem um visual bastante futurista, usa óculos de sol modelo KTZ, de Linda Farrow, e é considerado um “homem da música”.
Ouça o Cyber Songman cantando Paparazzi, da Lady Gaga.
Outra cantora virtual muito popular é a Gumi com seus cabelos verdes, desenhados pelo ilustrador Masami Yuuki. Os fãs japoneses adoram a artistai, cuja voz é fornecida pela cantora filipina-japonesa e atriz de voz Megumi Nakajima.
Muito bem aceita pelo fandom brasileiro, Maika canta em muitas línguas, inclusive português. O personagem de Maika tem um visual mais sedutor, com roupas rosas em tons azuis e branco.
Ela é espanhola e foi lançada em 2013, tem uma tatuagem na bochecha esquerda e foi concebida para ser uma verdadeira diva pop.
Surpreenda-se com Maika cantando Garota de Ipanema, clássico de Tom Jobim.
Leia também: Quem é a Garota de Ipanema: a história do sucesso da Bossa Nova
Meiko tem 16 anos, já fez shows com outros vocaloids e é escorpiana, faz aniversário dia 5 de novembro. Quem faz a voz da personagem é Meiko Haigō, cantora e compositora japonesa.
Meiko foi ilustrada por Shogo Washizu, que fez um personagem com características fortes de anime, ajudando a conquistar um bom público.
Evil Food Eater Conchita é uma das canções mais famosas de Meiko.
A cantora virtual Tohoku Zunko adora fazer bolos e brincar de arco e flexa. A personagem é dublada pela cantora e narradora japonesa Satomi Satō.
Ela é uma estudante do ensino médio, seu grande sonho é ter um café em Tóquio e seu desenho foi inspirado em um Tōhoku, doce muito tradicional do Japão feito com pasta de soja verde.
Os fãs de rock talvez gostem do visual e do som feito por Megurine Luka, que tem voz interpretada pela cantora Yū Asakawa.
Ao contrário de muitos personagens, Luka não tem como base a figura escolar adolescente, pelo contrário, seu vestido foi criado para transmitir algo mais antigo e tradicional.
O que você achou dos cantores virtuais? Será que vai virar fã de algum deles?
Para quem curte música eletrônica, temos uma playlist pra lá de especial com grandes nomes do gênero como Daft Punk, Cascada, Guru Josh, Gigi D’Agostino e muito mais! Vem conferir os clássicos da música eletrônica.
Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.