7 de Agosto de 2023, às 12:00
Se você quer entender melhor o significado de What Was I Made For?, da Billie Eilish, está no lugar certo.
A música, que faz parte da trilha sonora do filme da Barbie, foi criada pela cantora exclusivamente para o longa de Greta Gerwig.
O filme estreou no dia 20 de julho e se tornou um verdadeiro sucesso de bilheteria, alcançando até agora 775 milhões de dólares. Além de Billie Eilish, a trilha sonora de Barbie traz ainda artistas como Tame Impala, Dua Lipa, Ava Max, Lizzo e Sam Smith, entre outros.
Preparamos uma análise e algumas curiosidades sobre a música What Was I Made For?, da Billie Eilish. Confira tudo!
Billie Eilish e seu irmão Finneas foram convidados pela diretora Greta Gerwig para assistirem a algumas cenas que já estavam prontas de Barbie. No dia seguinte, eles começaram a trabalhar na música, e assim surgiu What Was I Made For?, um dos hits presentes na trilha sonora do longa.
Para compor a soundtrack, Greta Gerwig e Mark Ronson, produtor responsável pela trilha, permitiram que cada um dos artistas desse uma olhadinha de cerca de 20 minutos do filme.
A ideia era que cada um pudesse entrar em contato com a narrativa e o clima da história, além de ver exatamente a cena em que a canção entraria no longa. A partir disso, eles teriam uma noção para compor a música com mais propriedade.
What Was I Made For? toca de fundo em uma das cenas em que Barbie (Margort Robbie) e Ken (Ryan Gosling) conversam com lágrimas nos olhos.
A melancólica música de Billie Eilish aborda os sentimentos de dúvida sobre o que a personagem acreditava ser, e agora se vê diante de um conflito com sua criação e sua identidade.
Após assistirem a algumas cenas de Barbie, em janeiro deste ano, Billie Eilish e Finneas começaram a compor no dia seguinte. O irmão da cantora começou tocando piano e as primeiras frases foram surgindo: I used to float, now I just fall down. Assim, Eilish acabou escrevendo a música inteira em uma noite.
Em seu Instagram, a cantora disse que tudo aconteceu em um momento em que realmente precisava daquilo, e que escrever a letra de What Was I Made For? foi uma experiência muito significativa.
Embora estivesse pensando puramente na Barbie e não em si mesma, Billie Eilish se surpreendeu ao ler a letra nos dias seguintes e notar que a música traduzia exatamente como ela se sentia.
Em um vídeo publicado no canal Caliwood, Eilish comenta que nada foi proposital e que acabou se tornando a coisa mais louca que já experienciou em sua vida.
Se contrapondo à maioria das canções da trilha sonora de Barbie, What Was I Made For? tem uma melodia mais intimista e melancólica. No videoclipe, Billie Eilish aparece sentada, revisitando uma caixa da boneca com roupas e visuais de seu passado.
Apesar do visual e da roupa da cantora remeterem ao estilo da Barbie, a personalidade de Eilish se sobressai. De repente, uma tempestade começa enquanto ela tenta organizar as peças. É como um convite para sair dali e ir em busca de algo novo.
Confira a seguir a análise dos versos de What Was I Made For?
I used to float, now I just fall down
Eu costumava flutuar, agora só caio
I used to know, but I’m not sure now
Eu costumava saber, mas agora não tenho certeza
What I was made for
Para que fui criada
What Was I Made For? começa com uma reflexão da personagem que está em dúvida sobre sua existência. Ela se sentia mais leve e segura no passado, mas agora está em conflito com a sua identidade.
Taking a drive, I was an ideal
Passeando de carro, eu era um ideal
Looked so alive, turns out, I’m not real
Parecia tão viva, no fim das contas, não sou real
Just something you paid for
Só algo pelo qual você pagou
What was I made for?
Para que fui criada?
Na segunda estrofe, a letra fala sobre a sensação da personagem de se sentir um produto. Ela foi criada para ser um ideal, a Barbie estereotipada, como mostra o filme. Embora parecesse tão viva, acaba se dando conta de que cumpre um papel de objeto.
I don’t know how to feel
Eu não sei como me sentir
But someday I might
Mas um dia talvez eu saiba
Perdida e em dúvida sobre a sua personalidade, ela não sabe mais como se colocar diante da vida, pois agora precisa encontrar a sua verdadeira essência. A personagem ilustra o cansaço de muitas mulheres diante da sociedade e do machismo estrutural.
When did it end? All the enjoyment
Quando isso acabou? Todo o prazer
I’m sad again, don’t tell my boyfriend
Estou triste de novo, não conte para o meu namorado
It’s not what he’s made for
Não foi para isso que ele foi criado
What was I made for?
Para que fui criada?
Mesmo triste, ela procura se manter firme, como se precisasse esconder suas fragilidades. Não quer que as pessoas e nem seu namorado saibam que ela perdeu o entusiasmo e que está vulnerável. No fundo, sabe que somente ela própria pode se redescobrir.
Think I forgot how to be happy
Acho que esqueci como ser feliz
Something I’m not, but something I can be
Algo que não sou, mas que posso ser
Diante da crise de identidade, ela não se lembra mais de como é ser feliz, mas há uma esperança em recuperar seu verdadeiro eu e ressignificar a sua vida.
Como no clipe, as tempestades chegam para bagunçar algo que um dia acreditamos estar seguro. Porém, elas nos dão a chance de mudar e tomar um rumo totalmente diferente.
Em resumo, o significado de What Was I Made For? é sobre amadurecimento, redescoberta de si mesmo e coragem para mostrar sua nova persona ao mundo.
E aí, o que você achou do significado de What Was I Made For?, de Billie Eilish? Tem alguma outra interpretação sobre a letra? Conta pra gente nos comentários!
Não vai embora não, que tem mais. Selecionamos as melhores frases de Billie Eilish para você usar nas redes sociais!
Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.