11 de Setembro de 2022, às 19:00
Se você gosta de k-pop, com certeza já ouviu falar sobre o Zico, um dos artistas solo mais criativos do atual cenário musical coreano.
Mas você sabia que ele já foi rapper underground, líder de um boy group de enorme sucesso da década passada e ainda criou uma das maiores tendências do gênero musical? Saiba mais sobre essas e outras curiosidades do Zico!
Mas antes, um aviso: você está prestes a se deparar com muito talento e carisma. Alto risco de se apaixonar! 😍
Woo Ji-ho nasceu em Seul no dia 14 de setembro de 1992. Ele se formou em Performance Vocal na Seoul Music High School e passou um ano estudando no Canadá e na China, mais três no Japão.
Sua carreira musical começou como rapper underground, apresentando-se em eventos de hip-hop no Japão e na Coreia como Nacseo (낙서), que significa “rabisco” em coreano.
Ele era adolescente quando se juntou à SM Entertainment, e há rumores de que ele quase foi escolhido como um integrante do SHINee.
No entanto, ele acabou lançando um duo chamado Harmonics, com o Park Kyung, em 2009. No mesmo ano, o jovem artista em ascensão se juntou à Stardom Entertainment, onde começava oficialmente sua história no k-pop.
Após colaborar com artistas como IU, Cho PD e Jung Seulgi, Zico lançou sua primeira mixtape em 2010, Zico on the Block, que foi elogiada pela cena hip-hop da Coreia do Sul. No ano seguinte, estreou oficialmente como idol ao ser anunciado como líder do Block B, um novo grupo masculino de k-pop.
Criado pelo músico Cho PD em um investimento milionário, o Block B surgiu misturando k-pop e hip-hop.
Sua estreia aconteceu no dia 13 de abril de 2011 com o lançamento do MV de Freeze!, posteriormente censurado pela Comissão de Proteção à Juventude por ser considerado sensual demais.
Ao longo dos anos, o grupo lançou grandes sucessos como NalinA, Nilili Mambo, Very Good, Jackpot, H.E.R, Toy e Shall We Dance. Seu mais recente lançamento foi Don’t Leave, em 2018.
Em 2018, Zico optou por não renovar seu contrato com a empresa Seven Seasons e, na época, foi dito que as atividades com o Block B ainda estavam sendo discutidas.
No início de 2019, Zico anunciou a abertura de sua própria empresa, KOZ Entertainment, que hoje faz parte do selo HYBE Labels.
Embora muitas pessoas acreditem que o rapper saiu do grupo, Zico na verdade ainda faz parte do Block B. No entanto, como o grupo não fez nenhum comeback desde então, eles não tiveram a oportunidade de se promover juntos, ainda que sob empresas diferentes.
Em 2013 o Block B abriu uma ação contra a Stardom Entertainment, exigindo o cancelamento de seu contrato, alegando que eles não estavam recebendo seus pagamentos há um ano, além de o CEO ter sumido com dinheiro que havia sido coletado dos pais dos integrantes. Em seguida, ele cometeu suicídio.
O tribunal decidiu a favor da empresa, mas os integrantes conseguiram negociar seu contrato e migraram para uma nova companhia, a Seven Seasons, por onde deram continuidade à sua carreira.
Após o lançamento de Don’t Leave, o grupo entrou em hiatus para que os integrantes pudessem se alistar no exército, conforme a lei coreana. Em entrevista ao E-Daily, Zico disse que, após todos finalizarem suas atividades militares, há a possibilidade de um retorno do Block B, mas nada foi discutido ou decidido até o momento.
Os fãs do Zico são chamados de Common.
Fun facts sobre a vida e carreira do rapper? Temos!
Hora de atualizar a sua playlist com estes hinos!
Any Song é o grande hit da carreira solo de Zico, que viralizou no TikTok após o challenge que contou com a participação de idols como Chungha, Hwasa, Mino, Dara, Tiffany e vários outros grandes nomes do k-pop.
Em parceria com o rapper Mino, Okey Dokey é uma música feita para a quarta temporada do programa Show Me The Money, competição entre rappers coreanos. A faixa também foi um viral na Coreia, replicada inclusive no drama coreano True Beauty.
Zico e IU juntos são a fórmula perfeita para o sucesso. Soulmate coloca os vocais do rapper para jogo, em uma surpreendente harmonia com o tom suave da cantora.
SEOUL DRIFT marca o retorno de Zico à música após seu alistamento militar. A letra fala sobre voltar a curtir a vida e se divertir após os dois anos de pandemia. Eu estou vivo, enfatiza no refrão.
Freak é uma faixa divertida com clipe apocalíptico, que mostra ao mundo o carisma do rapper. A sonoridade lembra as músicas do Block B, sendo nostálgica para os fãs do grupo.
Assim como Zico, há vários outros rappers coreanos que levam o melhor do hip hop para o k-pop. Confira essa seleção!
Se inscreva em nossa newsletter gratuita e receba dicas e materiais por e-mail
Obrigado por se inscrever na newsletter! Nos vemos em sua caixa de entrada 💜
Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.