20 de Agosto de 2020, às 12:00
No começo dos anos 90, o rock ganhava novas características. O perfil animado e agressivo continuava, ao passo que as letras mais intimistas e reflexivas tinham espaço em vertentes alternativas, como o indie e o grunge.
Nessa safra, novas bandas americanas despontaram no cenário musical, como o Nirvana e o Pearl Jam. Já no Reino Unido, outros grupos chamavam a atenção, como o The Cranberries.
Formado em 1989, na Irlanda, o grupo começou a ter projeção mundial com a chegada da vocalista Dolores O’Riordan, dona de uma voz única.
Assim, um ano depois, músicas como Linger e Dreams começaram a tocar nas rádios e ajudaram a popularizar o The Cranberries dentro e fora da Europa.
Sem dúvidas, uma das canções mais lembradas do grupo é a lendária Zombie, que possui como inspiração uma trágica história que ocorreu no Reino Unido. Vamos conhecer juntos os detalhes desse acontecimento e o significado dessa música?
Uma das faixas que integram o No Need To Argue, segundo álbum da banda, a música Zombie é certamente um dos maiores sucessos do Cranberries. Recentemente, seu vídeo clipe bateu a marca de 1 bilhão de visualizações no YouTube.
Contudo, sua inspiração veio de um momento triste que mexeu com os sentimentos da vocalista do grupo, dando a motivação para que ela escrevesse uma canção mais política, que se tornou um marco anti-guerra.
Em março de 1993, duas crianças, Tim Parry (12 anos) e Johnathan Ball (3 anos), morreram após a explosão de bombas colocadas em lixeiras no centro comercial de Warrington, cidade no norte da Inglaterra.
O atentado, provocado pelo IRA (Exército Republicano Irlandês), ainda deixou outras 50 pessoas feridas. 😢
A morte dos meninos impactou Dolores que, sentida com a perda de duas vidas inocentes, resolveu colocar sua revolta em palavras. Conforme ela declarou em entrevistas, era uma situação muito difícil de ser cantada, mas o ímpeto da juventude a ajudou a se expressar:
Quando você é jovem, não pensa duas vezes sobre as coisas, simplesmente liga o foda-se e faz. Conforme se vai ficando mais velho, vai adquirindo medos, o que te torna mais apreensivo, comentou a artista.
Na visão da banda, o single tinha uma pegada mais agressiva que gravações anteriores, tanto pela combinação de acordes mais pesados, quanto pela letra mais intensa e emocional.
Sucesso que dominou as paradas de diversos países, Zombie foi reconhecida com prêmios e foi interpretada na cerimônia do prêmio Nobel de 1998.
Os sentimentos separatistas que envolvem os países que formam o Reino Unido são conhecidos por todo o mundo. Prova disso é a própria saída dos britânicos da União Europeia, em 2016, por votação popular.
Na Irlanda do Norte, o grupo nacionalista IRA, com ligações republicanas e católicas, sempre adotou ações de violência extrema para demonstrar sua insatisfação com a submissão do país diante da Inglaterra.
Dessa forma, os confrontos entre o grupo e as tropas de defesa britânicas eram comuns nas últimas décadas do século XX.
Em Zombie, podemos notar vários pequenos trechos que se referem a essa tensão constante e ao atentado que vitimou as crianças.
Por exemplo, nos versos with their tanks and their bombs and their bombs, and their guns (com seus tanques e suas bombas, e suas bombas e suas armas), fica explícito o uso de protestos agressivos, que utilizam ataques que trazem medo a população local.
Como a origem do grupo é irlandesa, a compositora deixa claro que essa mentalidade não é algo geral para todos os habitantes no país:
But you see, it’s not me (Mas veja bem, não sou eu)
It’s not my family (Não é a minha família)
In your head, in your head, they are fighting (Na sua cabeça, na sua cabeça, eles estão lutando)
É possível entender que essa prática é movida por um motivo maior e que, na cabeça dos fanáticos, eles estão apenas lutando pela sua independência.
Mas até que ponto vale uma separação quando isso causa danos maiores? Essa é outra questão trazida por Dolores na mensagem da música.
Another mother’s breaking heart is taking over (O coração partido de outra mãe é tomado)
When the violence causes silence (Quando a violência causa silêncio)
We must be mistaken (Nós estamos enganados)
A dor dos familiares é abordada de maneira sutil, assim como o silêncio representa a comoção pela perda de pessoas tão jovens em uma batalha que poderia ser resolvida por métodos mais diplomáticos.
A repetição da palavra Zombie no coro da música também causa um efeito de duplicidade.
Afinal, os zumbis podem ser as crianças que ecoam na memória e mancham a história daquele lugar, como também representam parte do grupo que persegue um ideal de maneira extremista.
Uma boa produção audiovisual sempre traz uma divulgação maior para a música, certo? Com Zombie, isso funcionou bastante.
Os anos 90 marcavam o auge da MTV e ganhar notoriedade no canal era sinônimo de que o trabalho estava alcançando o público.
Dirigido por Samuel Bayer, que em seu portfólio tinha clipes famosos como Smells Like Teen Spirit, do Nirvana, Zombie trouxe cenas poderosas e bem chamativas.
Alternando entre cenas de tanques na rua, soldados armados e crianças “brincando” de luta, há também o momento em que Dolores, toda pintada de ouro, canta a música, enquanto é rodeada por querubins pintados de prata.
Se isso já é um tom de grandiosidade, a montagem e os cortes das cenas, junto com a fotografia, renderam um trabalho primoroso que só pode ser definido com uma palavra: icônico.
Após marcar seu nome nos anos 90, a banda irlandesa se afastou dos palcos por alguns anos, retornando em 2009 com novos projetos e apresentações pela Europa e pelos Estados Unidos.
Nesse meio tempo, o The Cranberries lançou versões acústicas de seus clássicos e Dolores O’Riordan se arriscou em um disco solo. Infelizmente, em janeiro de 2018, a vocalista do grupo foi encontrada morta em uma banheira de hotel, aos 46 anos de idade.
Segundo o laudo médico, a causa do falecimento da artista foi um afogamento devido a uma intoxicação de álcool.
Em 2019, a banda anunciou a sua despedida com o disco In The End, que conta com a participação de Dolores nos vocais de algumas canções. De qualquer maneira, nada apaga o legado que essa grande artista deixou para seus fãs e para o rock mundial.
Relembrar músicas como Zombie traz nostalgia pesada, certo? Para você matar as saudades, preparamos uma lista com músicas internacionais que foram sucesso nos anos 90. Confira!
Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.