
Manguetown
Chico Science
Manguetown: Um Voo pela Realidade Marginalizada
A música 'Manguetown' de Chico Science é uma expressão artística que mergulha na realidade das periferias brasileiras, mais especificamente nos manguezais urbanos, onde a pobreza e a marginalização são aspectos predominantes. A letra utiliza a metáfora do mangue, um ecossistema muitas vezes associado à sujeira e ao descarte, para representar o bairro onde o narrador vive, um lugar negligenciado e esquecido pela sociedade.
O uso de imagens como 'urubus têm casas' e 'eu não tenho asas' destaca a desigualdade e a falta de oportunidades para os moradores dessas áreas. O narrador se vê preso nesse ambiente, mas ao mesmo tempo, ele encontra uma forma de resistência e sobrevivência através da arte ('Eu vou pintando, segurando as paredes'). A música também aborda a solidariedade e a camaradagem entre aqueles que compartilham a mesma realidade ('vou beber com meus amigos'), além de um desejo de escapismo, seja através do álcool ou dos sonhos ('E com as asas que os urubus me deram ao dia, Eu voarei por toda a periferia').
Chico Science, líder do movimento Manguebeat, foi um artista que revolucionou a música brasileira nos anos 90, misturando ritmos regionais com rock, hip hop e outros gêneros. 'Manguetown' é um exemplo de como ele utilizava sua música para comentar sobre questões sociais, trazendo à tona a realidade das comunidades marginalizadas e a necessidade de reconhecimento e mudança.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.
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