Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 52.615

Hino Alerta (Rataplan)

Canções Escoteiras

O Chamado do Dever e o Amor à Pátria na Canção Escoteira

A música "Hino Alerta (Rataplan)" é uma canção tradicionalmente associada ao movimento escoteiro no Brasil. O escotismo, fundado por Robert Baden-Powell, é um movimento global que visa o desenvolvimento dos jovens, por meio de um sistema de valores que enfatiza o altruísmo, a fraternidade e o contato com a natureza. A letra do hino reflete esses princípios, convocando os escoteiros a estarem sempre alertas e prontos para servir à sua nação.

O refrão "Rataplan do arrebol, Escoteiros vede a luz! Rataplan! Olhai o Sol, Do Brasil que nos conduz" utiliza a metáfora do amanhecer (arrebol) e do sol para simbolizar um novo dia, cheio de esperança e oportunidades para servir e honrar o país. A repetição do termo 'Rataplan', que remete ao som de um tambor, serve como um chamado vibrante para a ação e a vigilância. A expressão 'Alerta!' é um lema escoteiro que significa estar sempre pronto e atento.

A segunda parte da canção reforça o compromisso dos escoteiros com o futuro do Brasil, incentivando-os a caminhar com firmeza na trilha do dever e a aspirar por um país próspero e feliz. A música também destaca a disposição dos escoteiros em sacrificar-se pela pátria, se necessário, evidenciando o forte senso de patriotismo e dedicação que o movimento escoteiro busca incutir em seus membros. A canção é um hino de celebração ao amor pelo Brasil e ao compromisso com os ideais escoteiros de lealdade e serviço.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir
Composição: Benevuto Cellini. Essa informação está errada? Nos avise.

O significado desta letra foi gerado automaticamente.

Enviada por Mariana. Revisões por 4 pessoas . Viu algum erro? Envie uma revisão.

Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Canções Escoteiras e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção