Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 65.002

Dia de Graça

Candeia

A Reflexão Social em 'Dia de Graça' de Candeia

A música 'Dia de Graça' de Candeia é uma poderosa expressão de consciência social e racial, entrelaçada com a celebração do carnaval brasileiro. Candeia, um renomado sambista e compositor, utiliza a letra para destacar a discrepância entre a efêmera glória vivida pelos negros durante o carnaval e a dura realidade enfrentada por eles no cotidiano.

O início da canção celebra o esplendor do carnaval, onde as escolas de samba, muitas vezes representando comunidades negras, desfilam com orgulho e grandiosidade. A 'gente de cor' é comparada a reis na passarela, simbolizando a inversão temporária das hierarquias sociais durante a festa. No entanto, Candeia rapidamente contrasta essa imagem com a volta à realidade pós-carnaval, onde o negro retorna ao 'humilde barracão', uma metáfora para as condições precárias e a marginalização social.

A música então se transforma em um apelo para que a comunidade negra não se limite a ser realeza apenas na folia, mas busque dignidade e reconhecimento em todos os aspectos da vida. Candeia incentiva a educação ('cante o samba na universidade') e a valorização da identidade negra ('não negue a raça'), visando a uma verdadeira emancipação social. A canção é um chamado para que cada dia seja um 'dia de graça', ou seja, um dia de reconhecimento e valorização da cultura e da identidade negra.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir

O significado desta letra foi gerado automaticamente.

Enviada por Adiçson. Revisões por 4 pessoas . Viu algum erro? Envie uma revisão.

Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Candeia e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção