Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 821.073

A Lúdica Canção de Ninar e Seus Elementos Culturais

A canção 'Nana Neném' é uma tradicional cantiga de ninar do folclore brasileiro, passada de geração em geração. A letra, apesar de ser usada para acalmar e fazer as crianças dormirem, traz elementos que podem ser considerados assustadores, como a Cuca, o Boi da Cara Preta e o Bicho Papão. Esses personagens são figuras folclóricas conhecidas por seu aspecto intimidador e são utilizados pelos adultos para incutir um certo comportamento nas crianças, como o de dormir na hora certa, sob a ameaça de serem 'pegos' por essas criaturas.

A repetição das estrofes 'Nana, neném' e 'Boi, boi, boi' cria um ritmo hipnótico, que é uma característica comum das canções de ninar, ajudando a acalmar e induzir o sono dos pequenos. A menção ao pai e à mãe que estão trabalhando também reflete a realidade de muitas famílias, onde os pais precisam se ausentar para o trabalho, deixando as crianças sob os cuidados de outros ou até mesmo sozinhas, o que pode gerar ansiedade nos pequenos. A canção, então, atua como uma ferramenta para tranquilizar a criança, assegurando que, apesar da ausência dos pais, ela estará segura.

Por fim, a canção 'Nana Neném' é mais do que uma simples melodia para fazer a criança dormir; ela é um elemento cultural rico, que carrega em si tradições, medos e o cotidiano familiar brasileiro. Através de suas metáforas e personagens folclóricos, a música transmite segurança e conforto, ao mesmo tempo em que reflete aspectos da cultura e da sociedade.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir
Composição: Motivo Popular. Essa informação está errada? Nos avise.

O significado desta letra foi gerado automaticamente.

Enviada por valeria. Revisões por 6 pessoas . Viu algum erro? Envie uma revisão.

Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Cantigas Populares e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção