Manuelita

Por la niña que fue generosa
En los tiempos que sangre corría
Y contuvo al puñal mazorquero
Y los odios de la tiranía
Que suspenda mi gaucha guitarra
La canción de justicia postrera
Como aroma de suaves violetas
En la cruz de su tumba extranjera

Cuantas veces, gentil Manuelita
Suspendiste el minué federal
Y llorando a los pies del tirano
De rodillas clamastes piedad
¡Oh! Tatita, tus ciegos enojos
Por la novia doliente que pena
A su amado, rebelde unitario
La mazorca a morir le condena

¡Oh! Tatita, la madre que sufre
Nos maldice, callada en su lloro
Dale al hijo, que es darle la vida
Con pasión y perdón yo te imploro
Su plegaria de amor y consuelo
Ablandaba la fiera arrogancia
Del que altivo, soberbio, retara
Al cañón de Inglaterra y de Francia

Manuelita, gentil Manuelita
Virgen rosa de la dictadura
Sobre el cielo plomizo lejano
Ocultaste tu cruel amargura
Que no ofenda mi gaucha guitarra
La canción de justicia postrera
Como aroma de suave violeta
En la cruz de su tumba extranjera

Manuelita

Para a garota que era generosa
Nos tempos em que o sangue corria
E continha a adaga de sapateiro
E os ódios da tirania
Suspender meu violão gaúcho
A Última Canção da Justiça
Como o perfume de violetas suaves
Na cruz de seu túmulo estrangeiro

Quantas vezes, gentil Manuelita
Você suspendeu o minuto federal
E chorando aos pés do tirano
De joelhos você chorou por misericórdia
Oh! Tatita, seus anjos cegos
Para a namorada enlutada, que pena
Para seu amado rebelde unitário
A espiga de morrer o condena

Oh! Tatita, a mãe que sofre
Ele nos amaldiçoa, quieto em suas lágrimas
Dê ao filho, que é dar-lhe vida
Com paixão e perdão, eu te imploro
Sua oração de amor e conforto
Amoleceu a feroz arrogância
Dos quais altivo, soberbo, desafiará
Para o canyon da Inglaterra e da França

Manuelita, manuelita
Virgem Rosa da ditadura
Sobre o distante céu chumbo
Você escondeu sua amargura cruel
Não ofenda meu violão gaúcho
A Última Canção da Justiça
Como o perfume de violeta suave
Na cruz de seu túmulo estrangeiro

Composição: J. M. Aguilar / J. Mascias