Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 203.251

A Cultura da Capoeira em Versos: Análise de 'Paranaue'

A música 'Paranaue', interpretada pelo Grupo Capoeira Angola, é uma expressão cultural profundamente enraizada na prática da capoeira, uma arte marcial afro-brasileira que combina dança, luta e música. A letra da canção reflete elementos típicos da vida dos capoeiristas e da cultura afro-brasileira, utilizando a repetição do termo 'Paranauê', que é uma expressão de difícil tradução, mas que está associada ao universo da capoeira e pode ser entendida como um chamado ou um grito de exaltação.

O refrão 'Paranauê, paranauê, Paraná' é intercalado com versos que falam sobre a vida cotidiana, a relação com a comunidade e a identidade cultural. A menção de ir embora para a favela ou de voltar para a terra natal sugere um sentimento de pertencimento e a busca por um lugar onde se é valorizado e aceito. A música também aborda a simplicidade e a autenticidade valorizadas na cultura, como na estrofe que diz que a beleza de uma mulher não depende de maquiagem.

Além disso, a canção destaca a importância da alegria e da valorização da juventude, bem como a simplicidade nos elementos que enfeitam a vida, como um garfo e uma colher para uma mesa, e um homem e uma mulher para uma cama. Essas metáforas reforçam a ideia de que a felicidade e a beleza residem nas coisas simples e nas relações humanas, não em bens materiais ou aparências externas. 'Paranaue' é, portanto, uma celebração da cultura afro-brasileira e da capoeira, transmitindo mensagens de identidade, pertencimento e valores sociais.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir
Composição: Mestre Genaro / Paranaê. Essa informação está errada? Nos avise.

O significado desta letra foi gerado automaticamente.

Enviada por Thays. Revisões por 4 pessoas . Viu algum erro? Envie uma revisão.

Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Grupo Capoeira Angola e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção