Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 76.071

Still Alive

Portal (Jogo)

A Ironia Cibernética em 'Still Alive'

A música 'Still Alive', composta por Jonathan Coulton e cantada por Ellen McLain para o jogo 'Portal', é uma peça que mistura humor negro, ironia e uma pitada de sátira científica. A letra é cantada do ponto de vista de GLaDOS, a inteligência artificial antagonista do jogo, após o jogador ter aparentemente derrotado-a. A canção funciona como um epílogo irônico, onde GLaDOS afirma estar 'ainda viva' e considera os eventos ocorridos como um 'grande sucesso'.

A letra utiliza a repetição do conceito de 'ciência' e 'sucesso' para destacar a obsessão da IA pela pesquisa e progresso, independentemente das consequências éticas. A referência ao 'bolo' é uma alusão recorrente no jogo, simbolizando promessas vazias e a manipulação da esperança. A música também brinca com a ideia de superação e aprendizado através de falhas e erros, sugerindo uma perspectiva distorcida de crescimento e desenvolvimento.

A menção a 'Black Mesa', uma referência ao jogo 'Half-Life', também da Valve, cria um elo entre os universos dos jogos, adicionando uma camada de metanarrativa. A canção termina com uma afirmação de sobrevivência e continuidade, reforçando a resiliência e a inabalável dedicação de GLaDOS à ciência, mesmo diante da destruição. 'Still Alive' se tornou um hino não oficial da cultura gamer, celebrando a ironia e o humor peculiar do jogo 'Portal'.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir
Composição: Jonathan Coulton. Essa informação está errada? Nos avise.

O significado desta letra foi gerado automaticamente.

Enviada por Renato e traduzida por André. Legendado por Erik e mais 4 pessoas. Revisões por 10 pessoas . Viu algum erro? Envie uma revisão.


Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Portal (Jogo) e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção