Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 6.146

Beija-Flor de Nilópolis - Samba-Enredo 1983

Samba-Enredo

O Tributo do Samba à Herança Africana

A música "Beija-Flor de Nilópolis - Samba-Enredo 1983" é uma celebração da cultura afro-brasileira e de figuras emblemáticas da história e do entretenimento negro no Brasil. O samba-enredo, um gênero musical tipicamente associado ao carnaval brasileiro, serve aqui como veículo para homenagear e relembrar a contribuição africana para a formação da identidade nacional.

O refrão "Ô, ô, ô, Yaôs, quanto amor" faz referência às Yaôs, que na tradição do candomblé são iniciadas no culto aos orixás, representando respeito e reverência aos mais velhos e à sabedoria ancestral. A letra menciona personalidades como Clementina de Jesus, uma influente sambista conhecida por sua voz marcante e repertório de raízes africanas; Ganga-Zumba, líder do Quilombo dos Palmares, símbolo de resistência e luta pela liberdade; e Luana, que pode ser interpretada como uma referência genérica à beleza e força da mulher negra.

Além disso, a música destaca figuras do entretenimento como Grande Otelo, um renomado ator e comediante, e Pelé, o icônico jogador de futebol, ambos reconhecidos por seu talento e contribuições significativas à cultura brasileira. Através dessas referências, o samba-enredo exalta a importância da herança africana, celebrando-a como parte essencial da riqueza cultural do Brasil.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir
Composição: Nego / Neguinho Da Beija-Flor. Essa informação está errada? Nos avise.

O significado desta letra foi gerado automaticamente.


Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Samba-Enredo e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção