Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 62.417

Opinião

Zé Keti

A Resiliência e a Realidade do Morro na Voz de Zé Keti

A música "Opinião" de Zé Keti é um clássico do samba que reflete a realidade e a resistência dos moradores dos morros cariocas. A letra expressa uma firmeza inabalável do eu-lírico em manter suas convicções e seu modo de vida, apesar das adversidades. A menção a ser preso, bater e privar de comida sugere uma crítica às opressões sofridas pela população marginalizada, mas a determinação em não mudar de opinião demonstra uma força de caráter e resistência cultural.

O segundo verso aborda a capacidade de adaptação e sobrevivência dos moradores do morro. A falta de recursos básicos, como água e comida, é enfrentada com soluções criativas e práticas, como furar um poço ou comprar um osso para fazer sopa. Essa parte da música destaca a resiliência e a autossuficiência da comunidade, que encontra maneiras de superar as limitações impostas pela pobreza.

Por fim, a música toca em um aspecto emocional e espiritual, ao mencionar que, mesmo na morte, o eu-lírico se sente próximo do céu, uma metáfora para a paz ou para um lugar melhor após a vida. Isso pode ser interpretado como uma aceitação da própria realidade e uma forma de encontrar dignidade e esperança, apesar das circunstâncias difíceis. "Opinião" é uma celebração da identidade e da cultura do morro, e um hino de resistência contra as injustiças sociais.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir

O significado desta letra foi gerado automaticamente.


Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Zé Keti e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção