Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 339.057

Aquarela do Brasil

Ary Barroso

Aquarela do Brasil: Uma Ode ao País Tropical

A canção 'Aquarela do Brasil', composta por Ary Barroso em 1939, é um clássico da música brasileira que exalta as belezas e a cultura do Brasil. A letra da música é um retrato poético e vibrante do país, destacando elementos típicos da identidade nacional, como o samba, a natureza exuberante e a diversidade étnica. A música se tornou um ícone do sentimento patriótico e da imagem do Brasil no exterior, sendo considerada uma das mais importantes expressões da música popular brasileira.

A letra começa com uma declaração de amor ao 'Brasil brasileiro', uma referência à autenticidade e à mistura cultural que caracteriza o país. O 'mulato inzoneiro' mencionado na primeira estrofe simboliza essa miscigenação, enquanto o samba é apontado como o ritmo que faz o país 'gingar'. A música também faz referências históricas e culturais, como a 'mãe preta do cerrado' e o 'rei congo no congado', elementos que remetem à herança africana e à religiosidade presente na formação cultural brasileira.

Ary Barroso utiliza metáforas para descrever a paisagem e o ambiente brasileiros, como o 'coqueiro que dá coco' e as 'fontes murmurantes', que evocam a tranquilidade e a beleza natural do país. A 'Dona' que caminha pelos salões 'arrastando o seu vestido rendado' pode ser interpretada como uma personificação do Brasil, que se apresenta elegante e orgulhoso de sua riqueza cultural. 'Aquarela do Brasil' é uma celebração da identidade nacional, um convite para admirar e se orgulhar das cores, sons e sabores que fazem do Brasil um país único.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir
Composição: Ary Barroso. Essa informação está errada? Nos avise.

O significado desta letra foi gerado automaticamente.

Enviada por Michel. Revisões por 12 pessoas . Viu algum erro? Envie uma revisão.

Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Ary Barroso e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção