Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 265.783

Haiti (part. Gilberto Gil)

Caetano Veloso

A Conexão Brasil-Haiti na Visão de Caetano e Gil

A música "Haiti", uma colaboração entre Caetano Veloso e Gilberto Gil, é uma poderosa crítica social que aborda as desigualdades raciais e a violência sistêmica no Brasil. A letra começa com uma descrição de uma cena de violência policial contra pessoas negras e mulatas, que acontece em um local simbólico: o largo em frente à fundação Casa de Jorge Amado, um espaço que deveria representar a cultura e a história afro-brasileira. A repetição da palavra "pretos" e as variações "quase pretos" e "quase brancos" destacam a ideia de que, independentemente da tonalidade exata da pele, os não-brancos são marginalizados e tratados de forma brutal pela sociedade.

A música também critica a hipocrisia e a ineficácia dos políticos e líderes religiosos, que ignoram ou contribuem para a perpetuação da desigualdade e da violência. A referência ao "disco de Paul Simon" alude ao álbum "Graceland", que foi criticado por apropriação cultural e por gravar na África do Sul durante o apartheid. A frase "O Haiti é aqui" é um lembrete de que as atrocidades e a pobreza que associamos a lugares distantes, como o Haiti, também ocorrem no Brasil.

A música termina com um apelo à consciência e à solidariedade. Ao mencionar o Haiti, um país que enfrenta desafios históricos e sociais significativos, Caetano e Gil convidam o ouvinte a refletir sobre as semelhanças entre as injustiças lá e as que ocorrem no próprio solo brasileiro. A música é um chamado para reconhecer e agir contra a opressão e a desigualdade, onde quer que estejam.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir
Composição: Caetano Veloso / Gilberto Gil. Essa informação está errada? Nos avise.

O significado desta letra foi gerado automaticamente.

Legendado por Cristina. Revisões por 4 pessoas . Viu algum erro? Envie uma revisão.

Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Caetano Veloso e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção