Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 1.361.628

Se Essa Rua Fosse Minha

Cantigas Populares

A Doce Melodia do Amor nas Cantigas Populares

A canção 'Se Essa Rua Fosse Minha' é uma das mais conhecidas cantigas populares brasileiras, passada de geração em geração e frequentemente cantada em rodas de crianças e em festas folclóricas. A letra da música evoca a simplicidade e a pureza dos sentimentos amorosos, utilizando metáforas e imagens que remetem à inocência e ao romantismo.

A primeira estrofe fala sobre a vontade de transformar um espaço público, a rua, em um lugar especial e dedicado ao ser amado, ladrilhando-a com pedrinhas de brilhante. Essa ação simboliza o desejo de oferecer o melhor para a pessoa amada, de criar um caminho luminoso e precioso para que ela possa transitar. A rua, elemento comum e cotidiano, torna-se um cenário de sonho e fantasia através do amor.

Na segunda estrofe, a rua dá lugar a um bosque chamado solidão, onde mora um anjo que roubou o coração do eu lírico. Aqui, a solidão é retratada como um lugar de encontro com o amor, onde o ser amado é elevado à condição de anjo, ser celestial e puro. O roubo do coração é uma metáfora para o ato de se apaixonar, uma entrega mútua de sentimentos que é confirmada na última estrofe, onde o eu lírico e o ser amado confessam ter roubado o coração um do outro. A repetição do 'se eu roubei' e 'tu roubaste' enfatiza a reciprocidade e a intensidade desse amor.

Essa música é um exemplo clássico de como as cantigas populares refletem os valores e as emoções humanas de forma simples, mas profundamente tocante. 'Se Essa Rua Fosse Minha' é um hino ao amor ingênuo e verdadeiro, que resiste ao tempo e continua a ser cantado e apreciado por pessoas de todas as idades.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir
Composição: Mario Lago / Roberto Martins. Essa informação está errada? Nos avise.

O significado desta letra foi gerado automaticamente.

Enviada por Marcela. Legendado por Maria e Guilherme. Revisões por 2 pessoas . Viu algum erro? Envie uma revisão.

Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Cantigas Populares e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção