Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 66.897

A Dor e a Resistência em 'Sinhá'

A música 'Sinhá', composta por Chico Buarque, é uma obra que mergulha nas profundezas da história brasileira, trazendo à tona a complexidade das relações entre senhores e escravos durante o período da escravidão. Através de uma narrativa lírica, o cantor se coloca na posição de um escravo que é acusado injustamente de ter observado a sinhá, a esposa do senhor de engenho, enquanto ela se banhava. A letra é um diálogo imaginário onde o escravo se defende das acusações, alegando inocência e implorando por misericórdia.

A canção utiliza uma linguagem que remete ao período colonial, com expressões como 'vosmercê' e 'vassuncê', e faz referência à cultura africana com a menção ao choro em 'iorubá'. A música também aborda a brutalidade da punição física, como a ameaça de ter os olhos furados, e a tortura do tronco, práticas comuns na época da escravidão. O escravo, mesmo diante da opressão, mantém sua fé, ora em Jesus, ora nas 'mandingas', mostrando a fusão de crenças que muitas vezes ocorria entre os escravizados.

Por fim, a música fecha com uma reflexão sobre a herança da escravidão, mencionando o 'herdeiro sarará', que carrega tanto o legado do senhor de engenho quanto as tradições do escravo. 'Sinhá' é uma canção que, ao mesmo tempo que retrata a dor e a injustiça, também fala de resistência e da complexidade cultural que se formou no Brasil a partir da mistura de povos e tradições.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir
Composição: Chico Buarque / João Bosco. Essa informação está errada? Nos avise.

O significado desta letra foi gerado automaticamente.

Enviada por Victor. Revisões por 2 pessoas . Viu algum erro? Envie uma revisão.

Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Chico Buarque e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção