Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 52.592

Procissão

Gilberto Gil

A Esperança e a Realidade Sertaneja na 'Procissão' de Gilberto Gil

A música 'Procissão', composta e interpretada por Gilberto Gil, é uma obra que reflete sobre a fé e a dura realidade dos habitantes do sertão brasileiro. A letra inicia com uma invocação a São José, pedindo chuvas abundantes, um elemento essencial para a sobrevivência e a agricultura na região árida do sertão. A procissão, que se arrasta como uma cobra pelo chão, simboliza a lenta e árdua caminhada da vida dos sertanejos, marcada pela esperança e pela devoção.

Gil, ao descrever a procissão, destaca a fé simples e profunda dos que participam, cantando e rezando, esperando as promessas de um mundo melhor após a morte, conforme ensinamentos cristãos. No entanto, o compositor insere um contraponto crítico ao mencionar que, apesar da promessa de salvação, é necessário 'arranjar um jeitinho pra viver' na Terra. Essa linha sugere uma reflexão sobre a necessidade de ações concretas para melhorar as condições de vida no presente, em vez de apenas esperar por uma recompensa no além.

A canção também aborda a problemática dos falsos messias, que prometem melhorias e benefícios para o povo do sertão, mas não cumprem suas promessas, deixando a região em constante estado de abandono. A crítica social é evidente quando Gil aponta para a inação dos que têm poder para mudar a situação, mas não o fazem. A música, portanto, é um apelo por justiça social e pela necessidade de atenção às questões terrenas, sem desconsiderar a importância da fé e da esperança que movem o povo sertanejo.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir
Composição: Gilberto Gil. Essa informação está errada? Nos avise.

O significado desta letra foi gerado automaticamente.

Revisões por 4 pessoas . Viu algum erro? Envie uma revisão.

Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Gilberto Gil e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção