Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 50.425

Um Bagual Corcoveador

João Luiz Corrêa

A Vida de Peão e a Corcoveada da Tradição: Uma Análise de 'Um Bagual Corcoveador'

A música 'Um Bagual Corcoveador', interpretada por João Luiz Corrêa, é uma expressão autêntica da cultura gaúcha, onde o termo 'bagual' refere-se a um cavalo selvagem ou pouco domado, e 'corcoveador' descreve a tendência do animal de dar coices e saltos bruscos. A letra da música narra a experiência de um peão que lida com um cavalo particularmente difícil, destacando a bravura e a habilidade necessárias para domar tal animal.

A narrativa começa com o peão descrevendo o cenário de trabalho, onde ele está empurrando a tropa de gado. O foco rapidamente se volta para o cavalo arisco que ele monta, um animal que se assusta facilmente e é difícil de controlar. A letra prossegue com a descrição de um incidente em que o cavalo se assusta com uma lebre e, em um movimento brusco, desequilibra o peão. A cena é descrita com intensidade, utilizando metáforas como 'parecia uma tormenta cruzando em Maçambará', que evocam a força da natureza e a luta do homem para manter o controle.

O refrão, repetido várias vezes, reforça a ideia de que, apesar dos esforços do peão para controlar o animal com o freio, a situação já estava além do controle. A música culmina com o peão sendo arrancado dos arreios pelo vento, uma metáfora para a força indomável do cavalo. No entanto, ele não perde o orgulho de sua profissão, afirmando que honra o nome que carrega e se orgulha de ser peão. A música, portanto, celebra a identidade do trabalhador rural gaúcho, sua conexão com a terra e os animais, e a honra em enfrentar os desafios impostos pela natureza e pela vida no campo.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir
Composição: Walther Morais / Quide Grande / João Sampaio. Essa informação está errada? Nos avise.

O significado desta letra foi gerado automaticamente.

Enviada por Leonardo. Revisões por 3 pessoas . Viu algum erro? Envie uma revisão.

Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de João Luiz Corrêa e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção