Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 22.985

Senhora do Almortão

José Afonso

A Saudade e a Resistência em 'Senhora do Almortão'

A música 'Senhora do Almortão', interpretada por José Afonso, é uma tradicional canção portuguesa que carrega em si um forte sentido de identidade cultural e resistência. A letra faz referência à Senhora do Almortão, uma figura religiosa venerada na região de Idanha-a-Nova, em Portugal, e que é celebrada durante uma festa anual com uma procissão. A menção à 'linda raiana' sugere a beleza da região fronteiriça entre Portugal e Espanha, conhecida como raia.

O pedido para que a Senhora 'virai costas a Castela' pode ser interpretado como um apelo à preservação da identidade portuguesa, resistindo à influência ou dominação espanhola, simbolizada por Castela. A música, portanto, pode ser vista como uma expressão de orgulho nacional e um desejo de manter viva a cultura e as tradições locais.

A última estrofe traz um tom mais pessoal e melancólico, onde o eu lírico menciona que 'me morreu o amor' e que agora anda 'vestida de preto', uma clara alusão ao luto. Isso pode ser interpretado como uma metáfora para a perda de algo querido, seja um amor pessoal ou talvez a perda de uma identidade cultural que se sente ameaçada. A canção, assim, além de ser um hino à cultura regional, também reflete sentimentos universais de saudade e perda.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir

O significado desta letra foi gerado automaticamente.


Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de José Afonso e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção