Ponto de Marias do Cais - Maria Homem
Juliana D Passos
A Força e a Luz de Maria Homem no Cais da Vida
A música "Ponto de Marias do Cais - Maria Homem", interpretada por Juliana D Passos do Canal Macumbaria, é uma homenagem à figura feminina resiliente e protetora, frequentemente associada às tradições afro-brasileiras e à umbanda. A letra evoca a imagem de uma noite iluminada pela lua cheia, onde as estrelas guiam uma mulher da juremeira, uma referência à planta sagrada usada em rituais de cura e proteção.
A personagem central da canção é descrita como uma mulher bonita e trabalhadora, que carrega o nome de Maria Homem. Este nome pode simbolizar a força e a independência tipicamente atribuídas aos homens, mas aqui, são características de uma mulher que trabalha no cais, um lugar tradicionalmente dominado por figuras masculinas. A generosidade e a capacidade de iluminar o caminho dos outros são destacadas quando ela oferece um jardim ao invés de uma simples flor, e fagulhas de luz para os caminhos do narrador.
A repetição da pergunta sobre o nome da mulher e a resposta "Na beira do cais, sou Maria Homem" sugere uma busca por identidade e reconhecimento. A música pode ser interpretada como uma celebração da força feminina e da capacidade das mulheres de serem protetoras e guias, mesmo em ambientes e situações desafiadoras. A figura de Maria Homem representa a resistência e a beleza da mulher que enfrenta a vida com coragem e determinação.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.
Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Juliana D Passos e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: