Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 132.187

Pau de Arara

Luiz Gonzaga

A Jornada do Imigrante Nordestino na Voz de Luiz Gonzaga

A música 'Pau de Arara', interpretada pelo icônico Luiz Gonzaga, é uma narrativa que retrata a experiência de um imigrante nordestino que deixa seu sertão natal em busca de melhores condições de vida. A letra descreve a viagem árdua e precária, simbolizada pelo 'pau-de-arara', um meio de transporte rudimentar e desconfortável, frequentemente utilizado por migrantes que se deslocavam para outras regiões do Brasil, especialmente para o Sudeste, em busca de trabalho e oportunidades.

A malota, ou seja, a bagagem simples e humilde, carregada pelo personagem da canção, contém mais do que objetos: ela traz a cultura e a música do sertão, representada pelos instrumentos típicos como o triângulo, o gonguê e a zabumba, além dos ritmos como xote, maracatu e baião. Esses elementos são metáforas da identidade e das raízes que o migrante carrega consigo, apesar das adversidades enfrentadas na jornada.

A repetição do verso 'Eu penei, mas aqui cheguei' enfatiza a resiliência e a determinação do migrante, que, apesar das dificuldades, consegue alcançar seu destino. A música de Luiz Gonzaga, portanto, é um tributo à força e à esperança dos nordestinos que, historicamente, enfrentaram e ainda enfrentam grandes desafios ao se deslocarem pelo país em busca de uma vida melhor.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir
Composição: Guio De Moraes / Luiz Gonzaga. Essa informação está errada? Nos avise.

O significado desta letra foi gerado automaticamente.


Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Luiz Gonzaga e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção