
Peixes (part. Portugal no Beat e Xavi)
Xamã
Mergulho na Psicodelia Urbana: 'Peixes' de Xamã
A música 'Peixes', interpretada pelo rapper Xamã, com participação de Portugal no Beat e Xavi, é uma viagem pelo universo urbano e sentimental do artista. A letra mistura referências do cotidiano, metáforas aquáticas e uma visão crítica sobre relacionamentos e a vida contemporânea. O título da música faz alusão ao signo de Peixes, conhecido por sua sensibilidade e conexão com o mundo emocional, o que pode ser interpretado como uma metáfora para a profundidade dos sentimentos explorados na canção.
O refrão questiona a noção de amor verdadeiro e a dificuldade de encontrá-lo em um mundo caótico, representado pela imagem do 'olho de peixe morto'. Essa expressão pode simbolizar uma visão apática e desiludida da realidade, mas também alerta para o perigo de ser enganado ('mas se vir, se ferra'). As estrofes alternam entre a autoafirmação do artista no cenário musical ('Tu não é o cara que faz flow de dancinha?') e a complexidade dos relacionamentos modernos, onde a liberdade individual e a busca por prazer muitas vezes se sobrepõem ao compromisso ('Eu te amo, mas prefiro meu hip-hop').
A música também aborda a busca por escapismo ('Eu vou pra Netuno de motinha') e a constante confusão entre amor e atração física ('Acho que era dopamina'). Xamã utiliza a figura da 'sereia mais doida do mar' para descrever uma mulher irresistível e imprevisível, reforçando a ideia de que o amor pode ser tanto encantador quanto perigoso. Em suma, 'Peixes' é uma reflexão sobre a vida urbana, os desafios dos relacionamentos modernos e a busca por autenticidade em meio ao caos.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.
Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Xamã e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyEnviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: