O Bicho-Papão (part. Luciene Franco)
Moacyr Franco
A Metáfora do Tempo na Canção de Moacyr Franco
A música 'O Bicho-Papão (part. Luciene Franco)', interpretada por Moacyr Franco, é uma obra que utiliza a figura do bicho-papão, um elemento comum do imaginário infantil, como metáfora para representar o tempo e o envelhecimento. A letra da canção começa com um pedido para que o bicho-papão saia de cima do telhado e deixe a criança dormir em paz, uma imagem que remete à proteção da inocência infantil contra os medos noturnos.
À medida que a música avança, o narrador revela uma compreensão mais profunda do que é o bicho-papão, associando-o aos 'anos da vida' e ao inevitável processo de envelhecimento. A figura materna, que antes protegia a criança dos medos, agora é vista como alguém que também está vulnerável ao passar do tempo. A ilusão perdida do coração da mãe pode ser interpretada como a perda da juventude e a aceitação da mortalidade.
O refrão é um apelo emocional a Deus para que atrase o tempo, uma tentativa desesperada de preservar a figura materna de ser levada pelo 'bicho-papão', ou seja, pelo tempo. A música, portanto, toca em temas universais como o medo da perda, a passagem do tempo e o desejo de proteger aqueles que amamos das inevitabilidades da vida.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.
Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Moacyr Franco e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: