Samba-Enredo 2022 - IGI OSÈ BAOBÁ
G.R.E.S. Portela (RJ)
Raízes e Resistência: A Força do Samba-Enredo da Portela
O samba-enredo "Igi Osè Baobá" da escola de samba Portela, apresentado no Carnaval de 2022, é uma celebração da cultura africana e sua influência na identidade brasileira, especialmente no samba. A letra da música é repleta de referências ao candomblé e à resistência negra, utilizando termos como "banto", "aguerê", "alujá" e "Ilu ayê", que remetem a povos africanos, ritmos e expressões religiosas. A Portela, tradicional escola do Rio de Janeiro, utiliza o baobá, árvore africana de grande significado espiritual e cultural, como metáfora para representar suas raízes profundas e a força de sua comunidade.
A música também faz menção a Ôbatalá, uma divindade do candomblé, e a elementos como o coité e o aluá, utensílios e bebidas típicas, respectivamente, mostrando a conexão entre o sagrado e o profano no contexto do samba. A letra fala de liberdade e resistência, destacando a importância de não se deixar acorrentar, seja em termos de sentimentos ou de expressão cultural. A Portela se posiciona como um espaço de resistência e orgulho africano, onde a herança negra é celebrada e reverenciada.
Por fim, o samba- enredo é um chamado à celebração e à valorização da cultura afro-brasileira, um convite para que todos reconheçam a contribuição africana na formação da identidade nacional. A música é um hino de resistência e orgulho, que exalta a força e a coragem da comunidade negra e sua influência indelével na cultura brasileira, especialmente no samba.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.
Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de G.R.E.S. Portela (RJ) e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: