Todos Vuelven
Quilapayún
A Nostalgia e o Retorno às Raízes em 'Todos Vuelven' de Quilapayún
A canção 'Todos Vuelven' do grupo chileno Quilapayún é uma expressão lírica carregada de nostalgia e amor pela terra natal. A letra fala sobre o fenômeno universal de retornar ao lugar de origem, ao 'rincón donde vivieron', que evoca uma conexão profunda com as raízes e as memórias afetivas. A música sugere que, independentemente de onde a vida nos leve, há sempre um retorno, físico ou emocional, aos lugares que moldaram nossas primeiras experiências e emoções.
O refrão 'Todos vuelven a la tierra en que nacieron' ressalta a ideia de que o chamado da terra natal é irresistível e que todos, em algum momento, sentem a necessidade de revisitar ou relembrar suas origens. Isso é reforçado pela menção ao 'embrujo incomparable de su Sol', que simboliza o encanto único e inesquecível que o lugar de nascimento exerce sobre cada indivíduo. A música também toca na melancolia de saber que, embora possamos retornar ao lugar, o tempo e os momentos vividos, especialmente os amores passados, não podem ser recuperados ('pero el tiempo del amor no vuelve más').
Através de metáforas envolvendo elementos naturais como o ar, a flor, a rosa e a lua, a canção evoca a beleza e a doçura das memórias, ao mesmo tempo que lamenta a tristeza da ausência deixada pelo passado. A 'voz misteriosa' que fala de 'nardo y de rosa, de Luna y de miel' personifica a terra natal que chama seus filhos de volta, destacando a forte ligação emocional e sensorial que as pessoas têm com os lugares que os viram crescer.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.
Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Quilapayún e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: