Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 10.815

Portela - Samba-Enredo 1988

Samba-Enredo

A Celebração Centenária da Portela no Samba

A música 'Portela - Samba-Enredo 1988' é uma homenagem à escola de samba Portela, uma das mais tradicionais e vitoriosas do carnaval carioca, que naquele ano comemorava seu centenário. A letra celebra a liberdade e a união, representadas pela águia, símbolo da escola, e pelo coração do povo negro, essencial na formação da identidade cultural da Portela e do samba como um todo.

A referência ao 'Vice-Rei' e a 'Suzana' remete a uma lenda urbana carioca, onde o amor e suas peripécias são protagonistas. A música evoca a história de um amor não correspondido que se torna inspiração para a arte, como a 'fonte dos amores' esculpida por Valentim, um escultor real da história do Rio de Janeiro. A letra também faz alusão à luta e à reivindicação, expressas na vontade de 'brigar' e 'reclamar', metaforicamente falando sobre a resistência cultural e a preservação do espaço da Portela no cenário do samba.

O samba-enredo é uma peça fundamental na apresentação das escolas de samba durante o carnaval, contando histórias e exaltando temas através de suas letras e melodias. Este, em particular, é um convite para que o povo cante e samba, mantendo viva a tradição e a história da Portela e do carnaval carioca.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir

O significado desta letra foi gerado automaticamente.


Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Samba-Enredo e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção