Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 243.187

Polícia

Titãs

A Dualidade da Autoridade em 'Polícia' dos Titãs

A música 'Polícia', da banda brasileira Titãs, é um clássico do rock nacional que aborda a complexidade da relação entre a sociedade e as forças de segurança. Lançada em 1986, no álbum 'Cabeça Dinossauro', a canção se destaca por sua letra direta e crítica, refletindo o contexto de um Brasil que vivia o processo de redemocratização após anos de ditadura militar.

A letra da música apresenta uma repetição quase que incansável da palavra 'polícia', acompanhada de frases que indicam o papel esperado dessa instituição: proteger e ajudar. No entanto, a repetição também sugere uma ironia, uma vez que a banda traz à tona a ambiguidade desse papel, destacando que a polícia, que deveria oferecer segurança, também pode 'parar' e 'prender'. Essa dualidade aponta para a percepção de que a autoridade pode ser tanto protetora quanto opressora, dependendo de quem precisa e em que circunstâncias.

A música se torna um hino de questionamento sobre a autoridade e o poder. Os Titãs, conhecidos por suas letras contestadoras e seu estilo rock com influências do punk, utilizam a canção para provocar reflexões sobre a legitimidade da força policial e a necessidade de respeito aos direitos civis. 'Polícia' é um retrato da tensão social e da desconfiança que pode existir entre cidadãos e instituições de segurança, uma temática ainda relevante e debatida na sociedade contemporânea.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir
Composição: Tony Bellotto. Essa informação está errada? Nos avise.

O significado desta letra foi gerado automaticamente.

Legendado por Eduardo. Revisões por 5 pessoas . Viu algum erro? Envie uma revisão.

Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Titãs e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção