Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 42.146

ponto de preto velho(Pai Ântonio)

Umbanda

A Sabedoria Ancestral de Pai Ântonio na Umbanda

A música 'ponto de preto velho (Pai Ântonio)' é uma homenagem a uma das entidades mais reverenciadas na Umbanda, o Preto Velho, representado aqui pela figura de Pai Ântonio. A letra descreve a chegada de um velhinho, que caminha lentamente e com seu cachimbo, uma imagem clássica associada aos Pretos Velhos, que são espíritos de escravos africanos que viveram no Brasil e que, após desencarnarem, escolheram trabalhar na caridade e na cura espiritual.

A repetição dos versos enfatiza a importância e o respeito que Pai Ântonio, como um curandeiro, possui dentro da religião. A menção ao 'cativeiro' remete ao passado de escravidão, mas também simboliza a superação e a sabedoria adquirida através do sofrimento. O cachimbo, além de ser um elemento cultural, é também um instrumento de trabalho espiritual, utilizado para a defumação e limpeza de energias negativas.

A música é um ponto cantado, que são cânticos usados na Umbanda para invocar e saudar as entidades espirituais. Através dessa canção, os praticantes expressam fé, respeito e pedem a intercessão de Pai Ântonio em questões de saúde e espiritualidade. A figura do Preto Velho é central na Umbanda, simbolizando a humildade, paciência, amor e a conexão com a ancestralidade africana.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir

O significado desta letra foi gerado automaticamente.


Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Umbanda e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção