Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 75.684

Cadê Doum? Eu Vi Doum (Cosme e Damião)

Umbanda

A Celebração de Cosme, Damião e Doum na Umbanda

A música "Cadê Doum? Eu Vi Doum (Cosme e Damião)" é uma expressão de fé e celebração dentro do contexto religioso da Umbanda, um gênero gospel/religioso que homenageia as entidades espirituais conhecidas como Ibejis, ou Erês, na figura de São Cosme e São Damião e seu irmão Doum. A letra da música faz referência direta a essas entidades, que são sincretizadas com os santos católicos e representam a pureza, a alegria e a inocência das crianças.

A repetição da pergunta "cadê Doum?" seguida pela resposta de que Doum está passeando no cavalo de Ogum, faz uma conexão entre as entidades infantis e Ogum, orixá guerreiro e protetor, simbolizando a proteção e o cuidado que Ogum oferece às crianças. A menção de Doum, Cosme e as crianças comendo arroz e bebendo água na beira d'água remete à simplicidade e às necessidades básicas da vida, reforçando a ideia de pureza e essencialidade associada aos Ibejis.

A música também pode ser vista como uma forma de invocação e agradecimento, onde os praticantes da Umbanda expressam seu respeito e carinho pelas entidades infantis, pedindo sua bênção e proteção. A presença das crianças na beira d'água, um local que simboliza limpeza e renovação, reforça a conexão com a natureza e a espiritualidade, elementos fundamentais na prática da Umbanda.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir

O significado desta letra foi gerado automaticamente.


Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Umbanda e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção