Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 65.059

Pombagira Arreda Homem

Umbanda

A Força Feminina e a Entidade Pombagira na Umbanda

A música 'Pombagira Arreda Homem' é um ponto cantado dentro da religião afro-brasileira Umbanda, que homenageia a entidade Pombagira, uma figura espiritual de grande importância dentro do panteão umbandista. A letra da música reflete o respeito e a reverência à feminilidade e ao poder que essa entidade representa, sendo uma clara exaltação de sua força e presença.

A Pombagira é frequentemente associada à figura da mulher livre, que desafia as convenções sociais e se coloca como uma guardiã dos caminhos amorosos e da sexualidade. A expressão 'Arreda homem que aí vem Mulher!' sugere que os homens devem abrir espaço, pois uma figura feminina poderosa está chegando. Isso pode ser interpretado como um chamado para que se reconheça e respeite o poder feminino, que muitas vezes é subestimado ou reprimido na sociedade.

A referência à 'Rainha do Cabaré' e 'Rainha do Candomblé' destaca a dualidade da Pombagira, que pode transitar tanto em ambientes considerados marginais, como o cabaré, quanto em espaços sagrados, como o terreiro de Candomblé. A frase 'Sete servos vem na frente pra dizer quem Ela é' indica que a Pombagira é uma entidade de prestígio e que é precedida por uma comitiva, reforçando sua importância. 'Laaroyê Pombagira! Mo jubà!' é uma saudação em Yorubá que significa 'Salve Pombagira! Eu te respeito!', demonstrando deferência e admiração pela entidade. A música, portanto, é um veículo de expressão cultural que celebra a figura da Pombagira e o poder feminino dentro da Umbanda.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir

O significado desta letra foi gerado automaticamente.

Enviada por Pierrô. Revisões por 3 pessoas . Viu algum erro? Envie uma revisão.

Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Umbanda e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção