Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 8.921

Samba-Enredo 1981 - 1910: Burro Na Cabeça

G.R.E.S União da Ilha do Governador (RJ)

Viagem no Tempo com o Samba-Enredo da União da Ilha

A música "1910: Burro Na Cabeça", samba-enredo da escola de samba União da Ilha do Governador, é uma verdadeira viagem no tempo que resgata e celebra momentos marcantes da história e cultura brasileira no início do século XX. Através de uma narrativa onírica, o eu-lírico é conduzido por um "mago do tempo" em uma jornada que o leva de volta ao Rio de Janeiro de 1910, onde vivencia uma série de eventos e cenas típicas da época.

A letra menciona elementos da Belle Époque carioca, como as cocotes (prostitutas de luxo da época) e referências à influência francesa na sociedade, evidenciada pelo uso de expressões em francês e pela menção à ópera "Aída", que era apresentada no Theatro Municipal. A Avenida Central, atual Avenida Rio Branco, é lembrada como um local de encontro da moda e do charme inspirados em Paris. A música também destaca a alegria e a festividade do povo brasileiro, um tema recorrente nos sambas-enredo.

O samba toca ainda em aspectos políticos e culturais, como a presença de Rui Barbosa, figura emblemática da política brasileira, que criticava a música popular, e Dona Nair de Teffé, a primeira-dama que tocava violão e apoiava a música popular, incluindo a de Chiquinha Gonzaga. O "corta-jaca", uma dança considerada indecorosa para a época, simboliza a resistência cultural e a apropriação do povo de sua própria arte. O despertar do sonho no final da música reforça a ideia de que a história é um tesouro a ser preservado e celebrado, mesmo que apenas em memória ou em samba.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir
Composição: Barbicha / Dazinho / Franco / Jangada. Essa informação está errada? Nos avise.

O significado desta letra foi gerado automaticamente.

Enviada por Usuário. Revisões por 3 pessoas . Viu algum erro? Envie uma revisão.

Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de G.R.E.S União da Ilha do Governador (RJ) e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção