Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 38.256

Yerushalayim Shel Zahav

Ofra Haza

Jerusalém de Ouro: Uma Ode à Cidade Eterna

A música 'Yerushalayim Shel Zahav', interpretada pela renomada cantora israelense Ofra Haza, é uma homenagem poética à cidade de Jerusalém. A letra, rica em imagens e simbolismos, descreve a beleza e a história milenar da cidade, referindo-se a ela como 'Jerusalém de ouro, e de bronze e de luz'. A expressão 'ouro' não apenas destaca o valor e a preciosidade da cidade para o povo judeu, mas também pode ser uma referência ao brilho dourado que a cidade emana ao pôr do sol, especialmente em suas construções de pedra calcária.

A canção menciona elementos naturais e históricos, como o ar puro das montanhas, o aroma das laranjeiras, o som dos sinos ao entardecer e a sensação de paz que a cidade transmite, apesar de sua história de solidão e conflitos, simbolizada pela 'muralha' em seu coração. A música também fala sobre o retorno aos poços de água e aos mercados, e o som do shofar (instrumento de sopro feito de chifre de carneiro) no Monte do Templo, evocando a conexão profunda entre Jerusalém e a identidade judaica.

A última estrofe da música traz uma reflexão pessoal do poeta, que se sente pequeno diante da grandeza de Jerusalém e de sua história. A cidade é descrita como uma chama que queima os lábios, uma metáfora para a paixão ardente que o narrador sente por ela. A promessa de nunca esquecer Jerusalém, 'que é toda de ouro', ressoa como um compromisso eterno com a cidade sagrada, um tema recorrente na tradição judaica.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir
Composição: Naomi Shemer. Essa informação está errada? Nos avise.

O significado desta letra foi gerado automaticamente.

Enviada por OLIVIA e traduzida por Bruno. Legendado por Célia. Revisões por 3 pessoas . Viu algum erro? Envie uma revisão.

Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Ofra Haza e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção