Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 120.540

A Controvérsia e o Sabor Amargo de 'Brown Sugar' dos Rolling Stones

A música 'Brown Sugar', lançada em 1971 pelos Rolling Stones, é uma das canções mais conhecidas e ao mesmo tempo controversas da banda britânica. A letra, escrita por Mick Jagger, o vocalista do grupo, aborda temas complexos e sensíveis como a escravidão, o racismo e a exploração sexual. A canção começa com uma referência direta ao comércio transatlântico de escravos, mencionando um navio negreiro a caminho dos campos de algodão e a venda de escravos em Nova Orleans. A figura do 'velho escravagista' e a violência contra as mulheres são evocadas, sugerindo a brutalidade e a desumanização presentes nesse período histórico.

A expressão 'Brown Sugar', que dá título à música, pode ser interpretada de várias maneiras. Literalmente, 'açúcar mascavo' em português, a expressão é usada metaforicamente para se referir a uma mulher negra. A letra sugere uma atração sexualizada e fetichista por mulheres negras, o que gerou críticas por perpetuar estereótipos raciais e objetificar a mulher negra. A repetição do refrão 'Brown sugar, how come you taste so good?' e variações deste, reforçam essa ideia de desejo e fascínio, mas também trazem um desconforto ao ouvinte consciente do contexto histórico de opressão racial.

Apesar da melodia cativante e do sucesso comercial, 'Brown Sugar' é um exemplo de como as letras de músicas podem ser problemáticas quando vistas sob uma perspectiva moderna. Os Rolling Stones, uma banda que frequentemente explorou temas de rebeldia e transgressão em sua música, aqui tocam em questões que, décadas mais tarde, seriam vistas sob uma luz crítica. A própria banda reconheceu a problemática da canção, e Mick Jagger alterou algumas das letras durante as apresentações ao vivo, enquanto em 2021, a banda decidiu retirar 'Brown Sugar' do setlist de sua turnê, reconhecendo que a canção poderia causar ofensa.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir
Composição: Keith Richards / Mick Jagger. Essa informação está errada? Nos avise.

O significado desta letra foi gerado automaticamente.

Traduzida por Sílvio. Legendado por Raissa e izabella. Revisões por 12 pessoas . Viu algum erro? Envie uma revisão.


Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de The Rolling Stones e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção